Autonomia na primeira infância

Contribuir com a formação e orientação pedagógica das professoras para que as mesmas tenha um trabalho significativo com os pequenos da Educação Infantil, sobretudo, planejar uma proposta que favoreça a autonomia das crianças.

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Público-alvo

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Primeiro trimestre de 2022

Justificativa

No modelo de ensino tradicional, o professor é apenas transmissor de conhecimentos, enquanto o aluno escuta, memoriza e reproduzir informações quando é solicitado. Sabe-se, hoje, que há outras metodologias mais enriquecedoras para o processo de aprendizagem em sala de aula. Tendo o professor como mediador da experiência de construção do conhecimento. Inúmeras são as vantagens dessas novas configurações do modelo de ensino, que tornam a aula atrativa e dinâmica. Aluno com mais autonomia, torna-se um indivíduo pró-ativo, capaz de resolver mais facilmente os problemas em diversos contextos e aprende a ser crítico quanto ao que pensa e produz. A autonomia também é fundamental para uma formação integral e na Educação Infantil, os campos de experiência devem promover o desenvolvimento da autonomia, já que ela está relacionada aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças. Assim os professores devem oferecer condições e ferramentas para que os alunos possam acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação, ampliando suas interações com o mundo.

Objetivo da Formação

Explorar estratégias que favoreçam ou propiciem o desenvolvimento da autonomia do aluno, tornando um indivíduo proativo, crítico e que consiga resolver problemas em diversos contextos.

Expectativas

Espera-se que o grupo de professores(as) construam estratégias que favoreçam o processo de ensino aprendizagem da criança com autonomia;
Que as professoras com apoio da coordenação e supervisão pedagógica elaborem projetos e sequencias didáticas que propiciem o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, tornando um indivíduo proativo, crítico e que consiga resolver as situações problemas em diversos contextos;

Etapas / cronograma

Introdução e Acolhimento – apresentação de vídeos ou texto que remetam a infância propiciando momentos de reflexão sobre a infância vivida e por nós e pelos alunos no cotidiano atual. Dar voz a alguns participantes que queiram falar sobre sobre a relação proposta;

  • Levantamento do conhecimento prévios – Utilizar ferramentas digitais como o Jambord (ferramenta Google) ou com uso de post-its, para que os participantes escrevam sobre o conceito de autonomia e como desenvolver a autonomia na Educação Infantil.

  • Reflexão fundamentada na prática – Leitura de textos obre o conceito de autonomia, relembrar as fases do desenvolvimento infantil, o que propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Curricular Comum sobre a autonomia e metodologias para o desenvolvimento da autonomia em sala de aula.

  • Sistematização do saberes- Rever os conceitos do que foi escrito no levantamento dos conhecimentos prévios e fazer as alterações necessárias.

  • Encaminhamentos – elaborar sequencias didáticas com o uso de novas metodologias ou ferramentas digitais. Aplicação em sala de aula e registro das observações com rubricas para nova reflexão com o grupo.

Autores

Vanuza Pereira Marques
Supervisor de Ensino
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Acompanhamento da aplicação das sequencias didáticas através de um roteiro de observação e das rubricas.

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