Articulando estratégias para o ano letivo

Discutir e refletir sobre as práticas pedagógicas já vividas para análise do que deu certo ou não.

 

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Tempo de duração: Dia 10 a 16 de fevereiro de 2023 – durante a jornada pedagógica

Justificativa

No início do ano letivo professores, diretores e coordenadores pedagogicos se preparam para acolher antigos e novos alunos, e o planejamento escolar marca o melhor momento para envolver todos no processo educacional. E para contribuir com o planejamento anual devemos buscar nas experiências do ano letivo anterior momentos que foram significantes e que poderiam nos ajudar nesse processo. É no trabalho diário que conseguimos identificar as dificuldades e as habilidades dos nossos alunos e com isso as experiências se tornam mais importantes nesse contexto de planejamento.

Objetivo da Formação

Estudar as características marcantes e essenciais que a BNCC traz para a formação básica das competências e habilidades dos educandos, para depois colocar em sua prática tudo o que foi compreendido.

Expectativas

Ao organizarmos o nosso planejamento, levaremos nossos educadores a refletir sobre as suas práticas diárias, e fazendo isso, articularemos as atividades escolares ao longo do ano.

Etapas / cronograma

13/2 – análise do projeto politico pedagogico da escola (atraves da leitura do projeto destacar algumas citações e discutir sobre os pontos relevantes e que são de suma importancia para o desenvolvimento educacional). Utilizaremos o datashow para apresentar.

14/2 – análise e estudo das aprendizagens essenciais da bncc

– discussão em grupo (dividir em 10 grupos com cada uma das habilidades a serem estudadas). Como recurso iremos utilizar placas com a descrição das habilidades a serem estudadas.

15/2 – dinâmica: pergunta que eu respondo (esta dinamica tem como finalidade identificar se o estudo anterior teve exito na aprendizagem. Serão lançadas varias perguntas de forma individual para que possam interagir as respostas com todo grupo.

16/02- intercalando saberes entre ppp e bncc ( atraves de slides demosntrar as coincidencias existentes na bncc e no ppp, bem como, mostrar as diferanças existentes também.

Autores

Elda Cristina Conti Nunes
Diretora
Joelma Mendonça Sousa
Vice diretora
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação sera feita como processo e instrumento de coleta de informações, sistematização e interpretação das informações estudadas, através de relatos e reflexões enumeradas dentro das discussões em grupo e das dinâmicas apresentadas.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *