Aprendendo com Ensino Híbrido

Garantir através do processo formativo a inserção das metodologias ativas por meio do ensino híbrido e as suas potencialidades a fim de superar os desafios também trazidos pela covid 19.

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Público-alvo

Comunidade Educativa

Gestores Escolares

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Álvaro Rodrigues e Bento Gonçalves

Justificativa

Diante do novo contexto apresentado pelo isolamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19 que pegou todos e todas de surpresa, os/as professores/as precisaram se adaptar rapidamente para atuar de modo remoto, online e isso evidenciou a necessidade de todos os profissionais da educação em especial professores e coordenadores, compreenderam muito mais acerca de como funciona o ensino híbrido e quais as potencialidades desse modelo educacional que visa fortalecer o processo educativo.
Esse plano de formação, justifica-se pela necessidade de continuo aprimoramento dos docentes visando elevar e consolidar as aprendizagens dos estudantes sem perder de vista o recém aprovado Referencial Curricular Franciscano e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular articulados aos saberes fundantes, com as expectativas de aprendizagens e com a promoção da educação integral.

Objetivo da Formação

Compreender melhor como inserir o ensino híbrido nas ações das unidades Bento Gonçalves e Álvaro Rodrigues

 

Expectativas

  • Espera-se que os/as docentes compreendam melhor o ensino híbrido como pratica educativa que favorece aprendizagem remota;
    • Conhecer os modelos de ensino hibrido e utilizá-lo como estratégia do na sala de aula;
    • Apresentar possibilidades de personalizar o ensino para melhor atender às necessidades de aprendizagem dos estudantes;
    • Dispor intencionalmente para os/as estudantes ferramentas diversas para contribuir com seu aprendizado, refletindo também nas avalições externas.

Etapas / cronograma

  • Ações: – Envio digital para equipe escolar dos materiais para estudo (livros: “Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação” e “Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem”) para serem lidos e discutidos, remota ou presencialmente.

    Período: Janeiro 2021

    Público-alvo: Coordenação pedagógica

  • Ações: – Reflexão compartilhada sobre os livros lidos durante o mês de janeiro e outros materiais definidos ao longo de fevereiro e março nos ACS a fim de compreender melhor o que é o ensino híbrido e como implementá-lo na pratica educativa.

    Período: Fevereiro a março 2021

    Público-alvo: Toda equipe escolar

  • Ações: – Análise dos portfólios/relatórios elaborados no ano civil de 2020 acerca das turmas pontuando, pontos fortes e a melhorar e discussão sobre quais metodologias remotas ou híbridas serão utilizadas para o ano letivo 2020/2021;

    Período: Fevereiro 2021

    Público-alvo: Toda equipe escolar

  • Ações: Construção de uma proposta coletiva de intervenção pedagógica para os estudantes que realizaram as atividades remotas e para aqueles que não realizaram;

    Período: Fevereiro 2021

    Público-alvo: Toda equipe escolar

     

  • Ações: – Contínuo processo de escuta e acompanhamento das ações e devolutivas dos professores, visando solucionar entraves que aparecerem no caminho e coletando dados para serem discutidos em AC

    Período: Fevereiro a maio de 2021

    Público-alvo: Coordenação pedagógica

  • Ações: – Realização de uma avaliação diagnóstica com os estudantes, de forma remota ou presencial, para retorno do trabalho remoto ou presencial do ano letivo 2020/2021;

    Período: Março 2021

    Público-alvo: Coordenação pedagógica, professores e estudantes

  • Ações: – Realizar as Atividades Complementares (Acs) com a equipe escolar para o desenvolvimento de ações complementares e avaliação contínua deste plano de formação, com vistas ao seu replanejamento.

    Período: Fevereiro a maio de 2021.

    Público-alvo: Toda equipe escolar

Autores

Maria Célia Dantas de Araújo
Coordenadora Pedagógica
Crislaine Batista do Sacramento
Coordenadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Este plano de formação será avaliado no processo de desenvolvimento do trabalho remoto ou híbrido que colocaremos em prática no contínuo letivo 2020/2021.

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