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A Mediação de Conflitos como Ferramenta para um Ambiente Escolar mais Harmonioso

A mediação de conflitos dentro das escolas é uma prática fundamental para promover um ambiente mais saudável, produtivo e colaborativo, tanto para os alunos quanto para os funcionários. Ao lidar com situações de conflitos entre professores, funcionários adminis-trativos e outros colaboradores, a mediação pode ser uma ferramenta eficaz para resolver desentendimentos, melhorar a comunicação e fortalecer as relações interpessoais dentro da instituição.

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Público-alvo

Comunidade Educativa

Educação Infantil

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Durante o ano letivo. Com possibilidade de continuidade e ajustes conforme os resultados.

Justificativa

Promover um ambiente mais harmonioso, saudável e produtivo, essencial para o bem-estar dos funcionários e o bom funcionamento da instituição. Conflitos não resolvidos podem gerar tensões, afetando a colaboração entre as equipes e prejudicando a qualidade do trabalho escolar.

Objetivo da Formação

Buscar soluções consensuais para conflitos, melhorar a comunicação entre as partes, restaurar a confiança e promover um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Expectativas

  • Melhora na comunicação;
  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Aumento do trabalho em equipe;

Etapas / cronograma

  • Ação 1:Promoção de uma Cultura de Paz e Resolução Construtiva de Conflitos:Círculos de Diálogo: Organizar encontros regulares( mensalmente), onde todos os participantes compartilham suas opiniões e escutam uns aos outros, com o intuito de resolver questões pendentes de forma construtiva.
  • Ação 2: Criação de Espaços de Diálogo:Rodas de Conversa sobre Diversidade e Respeito: possibilitar encontros em que todos discutir temas sobre diversidade cultural, respeito e inclusão, buscando sensibilizar para a importância do respeito mútuo.
  • Ação 3: Envolvimento da Gestão Escolar e Liderança: Reuniões Regulares de Gestão para Análise de Conflitos: Organizar encontros regulares entre gestores, professores e funcionários para discutir e avaliar como os conflitos estão sendo tratados na escola, buscando melhorias.Campanhas de Sensibilização: Iniciar campanhas, com o apoio da SEDUC , sobre a importância da resolução pacífica de conflitos, utilizando cartazes, vídeos e palestras.
  • Ação 4: Criação de Sessões de Feedback Regular:
    Caixas de Sugestões Anônimas: Criar um sistema de feedback anônimo, onde todos possam compartilhar suas preocupações ou experiências relacionadas à convivência no ambiente de trabalho e mediação de conflitos.
    Feedback entre Pares: Estimular a prática de feedback entre todos, onde eles podem expressar de maneira respeitosa como se sentem em relação ao comportamento de seus colegas, criando um ambiente de responsabilidade compartilhada.
  • Ação 5: Utilização de Ferramentas de Tecnologia para Facilitar a Mediação: Uso de Redes Sociais para Discutir Temas de Paz: Criar páginas ou grupos nas redes sociais da escola para promover discussões construtivas sobre temas de paz, resolução de conflitos e cidadania, com o acompanhamento de mediadores qualificados.

Recursos necessários

Os principais recursos necessários incluem uma mediação eficiente e ferramentas de acompanhamento, como plataformas de gestão e feedback. Além disso, é preciso garan- tir apoio institucional.

Autores

Gilda Maria Mergulhão
Gestora Escolar
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Mensurar tanto os resultados tangíveis, como a redução de conflitos, quanto os intangíve-is, como a melhoria no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais. Isso ajudará a determinar a eficácia do programa de mediação e as áreas que precisam ser ajustadas.

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