, ,

A importância do Pertencimento por TODOS na escola.

Fomentar um ambiente escolar onde todos os estudantes, professores e funcionários sintam-se valorizados, respeitados e pertencentes, promovendo inclusão e cooperação.

Ver mais +

Público-alvo

Comunidade Educativa

Estudantes

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: I e III Bimestre

Justificativa

O pertencimento é um fator essencial para o desenvolvimento acadêmico e emocional dos estudantes e demais funcionários. A criação de um ambiente onde todos sintam-se valorizados e incluídos é, portanto, fundamental para promover a inclusão,a empatia e a cooperação entre todos os membros da escola.

Objetivo da Formação

Promover um ambiente escolar acolhedor, onde todos os estudantes, professores e funcionários sintam-se valorizados e incluídos, fomentando o sentimento de pertencimento e contribuindo para um clima positivo de convivência.

Expectativas

  • Melhorar a colaboração e o respeito mútuo entre toda a comunidade escolar .
  • Reduzir conflitos e promover a resolução pacífica de problemas.
  •  Estimular uma participação mais ativa nas atividades escolares e nos processos de
    aprendizagem .

Etapas / cronograma

  • Oficinas de formação: Realizar workshops e palestras sobre empatia, inclusão e diversidade
    para professores, estudantes e funcionários;
  • Campanhas de conscientização: Criar campanhas internas que incentivem o respeito às
    diferenças culturais , étnicas, sociais e de gênero;
  • Projetos Colaborativos: Implementar projetos em grupo que envolvam estudantes, promovendo
    interação e cooperação;
  • Realizar eventos que celebrem datas importantes relacionadas à diversidade e à inclusão ,como
    o Dia da Consciência Negra e o Dia Internacionalda Amizade , entre outras datas;
  • Criar espaços de diálogo em que estudantes e professores possam compartilhar experiências e
    falar sobre desafios e soluções para a inclusão;

Recursos necessários

Data Show, computador, papel ofício, cartolina, cola, tesoura, tinta, lápis de cor, entre outros.

Autores

Girleide Maria dos Santos
Gestora
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Pesquisa de clima escolar: Realizar questionários para medir , periodicamente o
sentimento de pertencimento entre os membros da comunidade escolar;

Feedback contínuo: Promover reuniões para avaliar os avanços das ações implementadas e
planejadas;

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *