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A importância do lúdico na Educação Infantil

O lúdico é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento da criança na educação infantil, porém é necessário proporcionar ao mesmo um ambiente descontraído para estimular o interesse, a criatividade dos alunos, proporcionando uma aprendizagem de qualidade. A formação do docente precisar ser pautada nesses princípios para assegurar os direitos da criança.

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Público-alvo

Comunidade Educativa

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 2 º bimestre, 06 aulas

Justificativa

Os jogos e brincadeiras são de suma importância para o desenvolvimento da criançana educação infantil, pois aprendem a respeitar as regras e favorece a autonomia da criança. Para uma aprendizagem afetiva é preciso que a criança construa conhecimento, os jogos e brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Os docentes precisam estar abertos a construir um ambiente acolhedor e convidadtivo para esse momento.

Objetivo da Formação

– Possibilitar um desenvolvimento real, completo e prazeroso.
– Promover a interação das crianças de forma significativa.
– Divertir e proporcionar descobertas a partir de estímulos propostos de forma criativa e divertida.
– Possibilitar que os educadores e crianças descubram, se integrem e encontrem novas formas.

Expectativas

As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrisecamente vinculadas: a inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são inseparáveis, sendo a afetividade que constitui a energia necessária para a progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança.

Etapas / cronograma

-Promover o encontro formativo com o corpo docente  da Educação infantil e demais servidores, a fim de
orientar e traçar estratégias para alcançar os objetivos propostos.
– Promover uma palestra orientativa para os responsáveis, enfatizando a importância do brincar para a construção social da criança.
– Estudo orientado com as professoras para alinhamento e escuta ativa das estratégias traçadas.
– Estudo da BNCC da Educação Infantil com a equipe docente o mês, durante o segundo semestre
– Promover atividades lúdicas, oficinas, jogos e brincadeiras
– Promover atividades que contemple a interação das famílias
com o CMEI.

Período: Julho à dezembro

Recursos necessários

– Palestras;
– Cartazes;
– Atividades para vivenciar;
– Brinquedos;
– Jogos;
– Ferramentas digitais.

Autores

Larissa Patricia Bezerra Tabosa
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

– Construção de atividades concretas com as crianças;
– Melhorar a prática docente;
– Observação e registro para o feedback posterior.

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