Conteúdo

Artigos

Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores

Neste artigo analisamos os anos finais do ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular nas diferentes áreas de conhecimento, refletindo sobre seus impactos na escola básica e na formação de professores. O trabalho é documental, situado na Linguística Aplicada, e dialoga com os Novos Estudos do Letramento. Os dados foram gerados da análise do documento, orientada pela questão do digital proposta pela normativa. Os caminhos que orientaram as discussões: o entendimento sobre a concepção de letramento, de tecnologias digitais e a identificação de gêneros discursivos sugeridos nos componentes. Os resultados apontam práticas de letramento ideológico embasando ações sugeridas para as áreas, ainda que haja variação sobre como e o que seja usar tecnologias digitais em situações de ensino e no trabalho com gêneros. Acreditamos que os reflexos da Base Nacional Comum Curricular sobre as práticas escolares e a formação docente ainda precisam ser avaliados, a despeito dos benefícios sinalizados por ela.

BNCC Ensino fundamental Formação de professores Tecnologias digitais

Postado por: João

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    GenVrtual: Um jogo musical para reabilitação de indivíduos com necessidades especiais.

  • Conteúdo
    Artigos

    A escola que temos e a escola que queremos: Uma análise sobre as teorias curriculares.

  • Conteúdo
    Podcasts

    Subsídios necessários ao retorno das aulas nas escolas e centros de Ed Infantil

  • Conteúdo
    Podcasts

    Tecnologia na formação inicial

  • Conteúdo
    Matérias

    6 situações que todo jovem LGBT passa na escola e como combatê-las

  • Conteúdo
    Artigos

    Qual o impacto do livro didático na vida da criança?