Conteúdo

Artigos

Práticas pedagógicas na educação infantil: o currículo como instrumento de governo dos pequenos

O texto discute as práticas pedagógicas na educação infantil, problematiza o currículo a partir de sua efetivação e pondera em que medida os encaminhamentos metodológicos conduzem à participação significativa das crianças. Toma como referencial os estudos de Barbosa, Foucault, Oliveira e Ostetto, que ajudam a identificar os tensionamentos e as ambiguidades relacionados às práticas desenvolvidas com as crianças em dois centros municipais de educação infantil, localizados em uma cidade de médio porte no interior do Paraná, no Sul do Brasil. Para a coleta de dados, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com oito professoras e duas gestoras. Foi possível reconhecer que as práticas docentes tendem a privilegiar atividades de controle e direção das crianças, com pouco espaço para o exercício e a construção da autonomia infantil, configurando-se em estratégias de governo dessa população.

Publicada em: 24/06/2020

Currículo Educação infantil Prática pedagógica

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Matérias

    Gamificação na Educação Básica

  • Conteúdo
    Cursos

    Polêmica em sala de aula: estratégias para vencer o medo

  • Conteúdo
    Cursos

    Educação Empreendedora Alinhada à BNCC

  • Conteúdo
    Artigos

    Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

  • Conteúdo
    Matérias

    Copa do Mundo na Escola: veja como integrar ao calendário escolar

  • Conteúdo
    Podcasts

    Literatura sem letras – é possível levar leitura a quem ainda não sabe ler.