Conteúdo

Artigos

Práticas pedagógicas na educação infantil: o currículo como instrumento de governo dos pequenos

O texto discute as práticas pedagógicas na educação infantil, problematiza o currículo a partir de sua efetivação e pondera em que medida os encaminhamentos metodológicos conduzem à participação significativa das crianças. Toma como referencial os estudos de Barbosa, Foucault, Oliveira e Ostetto, que ajudam a identificar os tensionamentos e as ambiguidades relacionados às práticas desenvolvidas com as crianças em dois centros municipais de educação infantil, localizados em uma cidade de médio porte no interior do Paraná, no Sul do Brasil. Para a coleta de dados, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com oito professoras e duas gestoras. Foi possível reconhecer que as práticas docentes tendem a privilegiar atividades de controle e direção das crianças, com pouco espaço para o exercício e a construção da autonomia infantil, configurando-se em estratégias de governo dessa população.

Publicada em: 24/06/2020

Currículo Educação infantil Prática pedagógica

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    Formações EAD gratuitas

  • Conteúdo
    Cursos

    Cursos de extensão gratuitos

  • Conteúdo
    Notícias

    Como o mundo, os professores nunca mais serão os mesmos após a pandemia.

  • Conteúdo
    Matérias

    Como fica a alfabetização e o letramento durante a pandemia?

  • Conteúdo
    Artigos

    Dinâmicas de acolhimento online para a volta às aulas

  • Conteúdo
    Artigos

    Os Modelos de Formação de Professores/as da Educação Básica: quem formamos?