Conteúdo

Artigos

Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

O artigo tem por objeto as práticas pedagógicas, da dificuldade de sua compreensão como conceito à complexidade da análise de seus fundamentos como práxis. Objetiva elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas, que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Destaca que as práticas docentes são respostas às configurações provenientes das práticas pedagógicas, afirmando que não é da natureza das práticas docentes encontrarem-se avulsas, desconectadas de um todo, sem o fundamento das práticas pedagógicas que lhes conferem sentido e direção. Conclui que a prática docente avulsa, sem ligação com o todo, perde o sentido e a direção.

Vale a pena conferir!

Pedagogia Prática docente Prática pedagógica

Postado por: Sulamita Rosa

22/12/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem

  • Conteúdo
    Podcasts

    Quando a escola reproduz o racismo: Babu Santana e a trajetória dos meninos negros

  • Conteúdo
    Cursos

    Brincadeiras cantadas na escola: Valorizando a tradição popular

  • Conteúdo
    Notícias

    Pandemia aumenta desafios para implementação de novos currículos do ensino médio.

  • Conteúdo
    Artigos

    Currículo da Educação Infantil – Considerações a partir das experiências das crianças

  • Conteúdo
    Matérias

    A percepção de professores LGBTQI+ sobre o ambiente escolar