Conteúdo

Artigos

Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

O artigo tem por objeto as práticas pedagógicas, da dificuldade de sua compreensão como conceito à complexidade da análise de seus fundamentos como práxis. Objetiva elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas, que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Destaca que as práticas docentes são respostas às configurações provenientes das práticas pedagógicas, afirmando que não é da natureza das práticas docentes encontrarem-se avulsas, desconectadas de um todo, sem o fundamento das práticas pedagógicas que lhes conferem sentido e direção. Conclui que a prática docente avulsa, sem ligação com o todo, perde o sentido e a direção.

Vale a pena conferir!

Pedagogia Prática docente Prática pedagógica

Postado por: Sulamita Rosa

22/12/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Matérias

    Como promover a aprendizagem ativa durante a quarentena

  • Conteúdo
    Cursos

    Estimulação Neurocognitiva em Sala de Aula

  • Conteúdo
    Matérias

    Por que (e para quê) tantas metodologias

  • Conteúdo
    Matérias

    10 autores e intelectuais negros que todo professor deveria conhecer

  • Conteúdo
    Cursos

    Como acolher, ensinar e avaliar em diferentes contextos

  • Conteúdo
    Artigos

    O financiamento da Educação Pública Brasileira