Conteúdo

Artigos

Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

O artigo tem por objeto as práticas pedagógicas, da dificuldade de sua compreensão como conceito à complexidade da análise de seus fundamentos como práxis. Objetiva elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas, que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Destaca que as práticas docentes são respostas às configurações provenientes das práticas pedagógicas, afirmando que não é da natureza das práticas docentes encontrarem-se avulsas, desconectadas de um todo, sem o fundamento das práticas pedagógicas que lhes conferem sentido e direção. Conclui que a prática docente avulsa, sem ligação com o todo, perde o sentido e a direção.

Vale a pena conferir!

Pedagogia Prática docente Prática pedagógica

Postado por: Sulamita Rosa

22/12/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo

    Meditação para crianças: atenção à mente, ao coração e ao corpo

  • Conteúdo
    Matérias

    5 tipos de avaliação que podem ser aplicados em sala de aula

  • Conteúdo
    Matérias

    Educação empreendedora: 3 sequências didáticas para trabalhar o autoconhecimento

  • Conteúdo
    Matérias

    Jogos lúdicos e jogos pedagógicos: o que são e como usá-los até no ensino remoto

  • Conteúdo
    Cursos

    Tecnologia na Educação: Docência e tutoria EAD

  • Conteúdo
    Matérias

    Ensino remoto: o que aprendemos e o que pode mudar nas práticas e políticas públicas