Conteúdo

Artigos

Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

O artigo tem por objeto as práticas pedagógicas, da dificuldade de sua compreensão como conceito à complexidade da análise de seus fundamentos como práxis. Objetiva elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas, que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Destaca que as práticas docentes são respostas às configurações provenientes das práticas pedagógicas, afirmando que não é da natureza das práticas docentes encontrarem-se avulsas, desconectadas de um todo, sem o fundamento das práticas pedagógicas que lhes conferem sentido e direção. Conclui que a prática docente avulsa, sem ligação com o todo, perde o sentido e a direção.

Vale a pena conferir!

Pedagogia Prática docente Prática pedagógica

Postado por: Sulamita Rosa

22/12/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Guia para montar uma roda de leitura e mediação

  • Conteúdo
    Livros

    Por que a Escola Pública Fracassa?

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Tendências inovadoras para a Educação Básica

  • Conteúdo
    Matérias

    Padrões de aprendizagem para pensar sobre desigualdade

  • Conteúdo
    Cursos

    Gestão escolar: práticas de tutoria na formação continuada

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Educação, infâncias e natureza.