Conteúdo

Artigos

Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

O artigo tem por objeto as práticas pedagógicas, da dificuldade de sua compreensão como conceito à complexidade da análise de seus fundamentos como práxis. Objetiva elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas, que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Destaca que as práticas docentes são respostas às configurações provenientes das práticas pedagógicas, afirmando que não é da natureza das práticas docentes encontrarem-se avulsas, desconectadas de um todo, sem o fundamento das práticas pedagógicas que lhes conferem sentido e direção. Conclui que a prática docente avulsa, sem ligação com o todo, perde o sentido e a direção.

Vale a pena conferir!

Pedagogia Prática docente Prática pedagógica

Postado por: Sulamita Rosa

22/12/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Notícias

    Entenda o que já foi definido para o calendário escolar no ano da covid-19

  • Conteúdo
    Podcasts

    Grandes Educadores – Ep.6: Como Paulo Freire se tornou ícone e o que há dele na educação hoje

  • Conteúdo
    Podcasts

    Como as escolas públicas estão ensinando em meio à pandemia

  • Conteúdo
    Artigos

    Ambiente Escolar: Como resolver problemas de comunicação interna na escola.

  • Conteúdo
    Artigos

    A educação ambiental e a interdisciplinaridade em sala de aula.

  • Conteúdo
    Notícias

    Dia Mundial da Educação: 6 tendências para o pós-pandemia