Conteúdo

Livros

Pesquisadoras da educação básica: germinando ações e saberes nas escolas públicas periféricas

Esta publicação é fruto do segundo Edital Pesquisadoras da Educação Básica em periferias 2019-2020 realizado pela parceria entre o Instituto Unibanco e a UNIperiferias. O livro traz contribuições de sete pesquisas desenvolvidas por professoras/es negras/os de escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro, a partir de uma rica e sistematizada produção textual sob a ótica do “paradigma da potência” e com foco racial e/ou de gênero. São compartilhadas práticas educativas, recursos pedagógicos e metodologias abrangendo a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação de jovens e adultos, reconhecendo as relações étnico-raciais na escola e sua influência no clima escolar, no currículo, na relação entre professor(a) e estudantes, dentre outras. Esta obra fortalece o debate e estimula a ação da equipe escolar pautada na promoção da equidade na educação pública.

Currículo Educação Básica Pesquisa-ação Práticas educativas Relação étnico-racial

Postado por: Sulamita Rosa

27/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental

  • Conteúdo
    Matérias

    Como aproximar os pais da realidade escolar do aluno?

  • Conteúdo
    Cursos

    Estimulação Neurocognitiva em Sala de Aula

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Como trabalhar as competências da BNCC por meio de atividades em espaços makers?

  • Conteúdo
    Podcasts

    Interdisciplinaridade no contexto da Educação no Século 21

  • Conteúdo
    Cursos

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas práticas da gestão escolar