Conteúdo

Artigos

Palavra aberta – BNCC e a alfabetização em duas versões: Concepções e Desafios.

Fruto de meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (2014) e de outros antecedentes legais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) provocou inúmeras disputas, discordâncias e acordos desde seu projeto inicial até a sua formulação final, e esse movimento trouxe consequências específicas para o discurso sobre a alfabetização no Brasil. O artigo busca problematizar as questões envolvidas na formulação de uma proposta de alfabetização para a BNCC, fazendo uma recuperação das interpretações, concepções, problemas e algumas soluções em jogo na formulação da segunda versão da BNCC e um contraste com a sua versão homologada Serão problematizados a especificidade da alfabetização e o seu diálogo com outras perspectivas postas para o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Pretende-se discutir também a natureza do texto homologado e possíveis brechas que os sistemas de ensino e os professores encontrarão para dialogar com o documento normativo e mandatório da BNCC.

Publicada em: 31/01/2020

Alfabetização BNCC Língua Portuguesa

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Matérias

    Modelos de aprendizagem para driblar a defasagem em 2021

  • Conteúdo
    Livros

    Obra de Jean Piaget (1896-1980)

  • Conteúdo
    Artigos

    Como promover a leitura na infância? 3 elementos chave!

  • Conteúdo
    Matérias

    Evasão na EAD: motivos que influenciam e como evitar

  • Conteúdo
    Artigos

    Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

  • Conteúdo
    Cursos

    Polêmica em sala de aula: estratégias para vencer o medo