Conteúdo

Matérias

Multiletramento: os gêneros textuais presentes no cotidiano

Um dos objetivos do currículo escolar é promover o desenvolvimento das habilidades  de leitura e produção textual dos estudantes. Para isso, é importante que sejam trabalhados textos de diferentes gêneros e esferas de circulação, inclusive aquelas que surgiram nos últimos anos. Colocar novos gêneros textuais entre os componentes curriculares contribui para uma maior inserção dos estudantes nas práticas letradas, especialmente na perspectiva dos multiletramentos como uma das metodologias para a Educação Integral. Isso se dá ao oferecer aos estudantes as condições necessárias para significar criticamente os textos que consomem e produzem em suas diferentes linguagens. O multiletramento possibilita ao professor partir de um novo gênero textual, discutir o pensamento crítico junto aos estudantes, contribuir para o aprendizado a respeito das emoções na troca de ideias e valores, entre outros.

BNCC Currículo Educação integral Multiletramento

Postado por: Débora

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    Ensino híbrido na prática para docentes

  • Conteúdo
    Cursos

    Gestão escolar: práticas de tutoria na formação continuada

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Dia da Mulher na Educação Infantil: como trabalhar?

  • Conteúdo
    Livros

    Obra de John Dewey

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Caixa da escrita

  • Conteúdo
    Matérias

    Gamificação apoia o professor a desenvolver o hábito da leitura