Conteúdo

Meditação para crianças: atenção à mente, ao coração e ao corpo

Estudos mostram que crianças na faixa etária pré-escolar conseguem estar atentas à mente, ao coração e ao corpo, tanto quanto crianças mais velhas. A diferença está no estágio de desenvolvimento próprio de cada idade, que deve ser respeitado inclusive quando se trata de práticas meditativas. De acordo com o desenvolvimento psicológico e neuronal, podemos avaliar que tipos de conhecimentos e práticas são mais apropriados. Foi para discutir esse tema que a MindKids promoveu um fórum online de mindfulness na educação infantil. Se, por um lado, crianças até cinco anos não entendem muito bem regras de jogos complexos, elas têm mais facilidade para viverem o presente. Elas são abertas a novas práticas, jogos, ensinamentos e formas de enxergar o mundo, com seus cérebros altamente adaptáveis que buscam novas experiências e conseguem apreendê-las devido à alta plasticidade que lhes é peculiar. Por isso mesmo, essas crianças mais novinhas podem nos dar valiosas lições de mindfulness.

Competência Educação infantil Práticas Socioemocional

Postado por: Débora

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Educação em tempos de pandemia: O papel do gestor escolar

  • Conteúdo
    Artigos

    PNL na Educação – Uma oportunidade magnífica

  • Conteúdo
    Cursos

    Formação: Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública

  • Conteúdo
    Artigos

    Os Modelos de Formação de Professores/as da Educação Básica: quem formamos?

  • Conteúdo
    Artigos

    Do amor como falta: uma abordagem pedagógica

  • Conteúdo
    Artigos

    Primeira infância primeiro – Por que as crianças de até 6 anos de idade devem ser prioridade nos planos de governo.