Conteúdo

Meditação para crianças: atenção à mente, ao coração e ao corpo

Estudos mostram que crianças na faixa etária pré-escolar conseguem estar atentas à mente, ao coração e ao corpo, tanto quanto crianças mais velhas. A diferença está no estágio de desenvolvimento próprio de cada idade, que deve ser respeitado inclusive quando se trata de práticas meditativas. De acordo com o desenvolvimento psicológico e neuronal, podemos avaliar que tipos de conhecimentos e práticas são mais apropriados. Foi para discutir esse tema que a MindKids promoveu um fórum online de mindfulness na educação infantil. Se, por um lado, crianças até cinco anos não entendem muito bem regras de jogos complexos, elas têm mais facilidade para viverem o presente. Elas são abertas a novas práticas, jogos, ensinamentos e formas de enxergar o mundo, com seus cérebros altamente adaptáveis que buscam novas experiências e conseguem apreendê-las devido à alta plasticidade que lhes é peculiar. Por isso mesmo, essas crianças mais novinhas podem nos dar valiosas lições de mindfulness.

Competência Educação infantil Práticas Socioemocional

Postado por: Débora

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Qual o papel do professor na formação de novos leitores?

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Cinco atividades de alfabetização midiática e informacional para educadores.

  • Conteúdo
    Livros

    Obra de Célestin Freinet

  • Conteúdo
    Notícias

    Inscrições de Cursos Undime 2ª Edição – 2020

  • Conteúdo
    Plataformas Educacionais

    Trazendo o currículo para a prática

  • Conteúdo
    Podcasts

    Nova BNCC: Por Que o Aluno Como Centro da Aprendizagem?