Conteúdo

Artigos

Linguagem musical em instituições infantis: avaliação de duas propostas para formação docente

Trata-se de dois estudos visando avaliar duas propostas de intervenção utilizando a linguagem musical na formação de professores de Educação Infantil. As intervenções ocorreram em instituições infantis públicas, de cidades e metodologias distintas, porém com o objetivo de qualificar o desenvolvimento da linguagem musical das crianças, simultaneamente à complementação da formação inicial do professor com os conhecimentos pertinentes. O Estudo 1 se deu pela criação e aplicação de um material psicopedagógico, organizado num programa de formação, acrescido do acompanhamento individual das professoras. Para o Estudo 2 elaborou-se um programa baseado na Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, que foi trabalhado com professoras de uma escola apoiada por pesquisadores de uma instituição de ensino superior. Os resultados indicaram ligeira melhora na performance das professoras do Estudo 1 e expressivas diferenças no comportamento das professoras do Estudo 2. O trabalho lança luz sobre processos de formação em serviço em contextos infantis.

Publicada em: 04/11/2019

Educação infantil Educação musical Professores

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Livros

    Professor Mediador e a Neurolinguística na Sala de Aula (Educação e Pedagogia)

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Entrevista com Anna Penido – Implementação da BNCC e prática socioemocional em contexto escolar.

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Educação, infâncias e natureza.

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Softwares Educacionais de Apoio ao Ensino de Deficientes Intelectuais e Autistas

  • Conteúdo
    Matérias

    A percepção de professores LGBTQI+ sobre o ambiente escolar

  • Conteúdo
    Cursos

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas práticas da gestão escolar