Conteúdo

Artigos

Inclusão e profissionalização do aluno com deficiência intelectual

A inclusão do aluno com deficiência intelectual é um direito reconhecido por lei no Brasil e no mundo. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos de Pessoas com deficiência obrigam os Estados a “garantir acesso igual para todas as mulheres e homens com deficiências a técnicas acessíveis e de qualidade, educação profissional e superior, incluindo universidade e aprendizagem ao longo da vida”.

Já a inserção profissional das pessoas com DI, se dá de acordo com o tipo ou grau de deficiência, nível de autonomia e natureza do trabalho ou função exercida. Oficinas pedagógicas voltadas para esse público funcionam como programas de profissionalização e são realizadas por instituições especializadas. Instituições como a APAE (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) criam oportunidades de vivenciar o trabalho, mas, muitas vezes, sem retorno financeiro ou descontextualizadas da realidade, o que dificulta a entrada da pessoa com DI no mercado de trabalho. Quando criadas eram propostas inovadoras, mas com o tempo adquiriram um caráter de reabilitação e não educacional.

Saiba mais, neste artigo.

Deficiência intelectual Desenvolvimento integral Inclusão Escolar Profissionalização

Postado por: Sulamita Rosa

29/12/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Pesquisa

    Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica

  • Conteúdo
    Artigos

    O ensino da matemática através do lúdico na educação infantil

  • Conteúdo
    Artigos

    Educar para um futuro mais sustentável e inclusivo

  • Conteúdo
    Podcasts

    Os impactos futuros da pandemia

  • Conteúdo
    Livros

    Livro: Desafios da profissão docente

  • Conteúdo
    Artigos

    Dislexia: sinais que podem surgir antes da alfabetização.