Conteúdo

Conteúdos Pedagógicos

Educação Integral por Meio do Pensamento Computacional

 Ensinar às crianças e aos jovens do século 21 conceitos de programação, habilitando-os a se comunicar, produzir conhecimentos, resolver problemas e serem protagonistas, pode ser considerado um componente curricular importante para a promoção da educação integral. Foi pensando assim que há cinco anos o Instituto Ayrton Senna iniciou o projeto de Letramento em Programação nas escolas municipais de Itatiba (SP), em parceria com a Fundação Lemann, a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade São Francisco (USF), com o apoio decisivo das empresas Boeing e Linx.

A partir disso, o Instituto Ayrton Senna disponibiliza uma publicação que traz relatos de experiências de municípios que participaram do Letramento em Programação, projeto do Instituto que desde 2015 que leva o pensamento computacional a alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental , além de artigos científicos reunidos a partir de edital aberto ao público. O que se viu ao longo dos anos foram estudantes cada vez mais engajados e motivados, de tal forma que o  projeto se tornou política pública do município de Itatibamediante a Lei n° 5.079, de 8 de dezembro de 2017.

Educação integral Ensino fundamental Letramento Pensamento computacional Tecnologia

Postado por: Sulamita Rosa

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Plataformas Educacionais

    Plataforma gratuita oferece filmes para professor usar em aula

  • Conteúdo
    Matérias

    Evasão na EAD: motivos que influenciam e como evitar

  • Conteúdo
    Cursos

    No chão da escola: desafios e aprendizagens no ensino remoto e presencial.

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    O Cordel do Brasil Caboco: Como enriquecer as aulas com a literatura do sertão?

  • Conteúdo
    Artigos

    Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância

  • Conteúdo
    Artigos

    A escola que temos e a escola que queremos: Uma análise sobre as teorias curriculares.