Conteúdo

Livros

Educação Integral para o século 21 – O desenvolvimento pleno na formação para a autonomia

O Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com secretarias de educação, pesquisadores e outras organizações, vem promovendo ações para a construção de políticas públicas voltadas à Educação Integral, por acreditar que esse modelo de desenvolvimento é o mais adequado frente às exigências contemporâneas.

Entende-se a Educação Integral como o desenvolvimento do estudante na sua totalidade e potencialidade, o que sugere uma abordagem escolar que, para além da tematização de conteúdos, promove o desenvolvimento de competências para a vida, tais como a capacidade de se relacionar com os outros, de resolver problemas de forma criativa e tomar decisões com autonomia e responsabilidade. Para a apropriação desse conceito, que põe foco no desenvolvimento pleno, o livro discute a Educação Integral sob o ponto de vista da ampliação das fronteiras da qualidade da educação, propondo o desenvolvimento intencional de competências de modo integrado ao currículo.

Autonomia; Desenvolvimento integral Educação integral Qualidade na educação

Postado por: Sulamita Rosa

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Desafios na inclusão dos alunos com dificuldades na escola

  • Conteúdo
    Artigos

    Sinais de prontidão para alfabetização. Como identificar?

  • Conteúdo
    Artigos

    5 materiais para trabalhar o Campo de Experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”

  • Conteúdo
    Podcasts

    Interdisciplinaridade no contexto da Educação no Século 21

  • Conteúdo
    Matérias

    Como usar museus virtuais na sua aula?

  • Conteúdo
    Pesquisa

    Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica