Conteúdo

Livros

Educação Integral para o século 21 – O desenvolvimento pleno na formação para a autonomia

O Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com secretarias de educação, pesquisadores e outras organizações, vem promovendo ações para a construção de políticas públicas voltadas à Educação Integral, por acreditar que esse modelo de desenvolvimento é o mais adequado frente às exigências contemporâneas.

Entende-se a Educação Integral como o desenvolvimento do estudante na sua totalidade e potencialidade, o que sugere uma abordagem escolar que, para além da tematização de conteúdos, promove o desenvolvimento de competências para a vida, tais como a capacidade de se relacionar com os outros, de resolver problemas de forma criativa e tomar decisões com autonomia e responsabilidade. Para a apropriação desse conceito, que põe foco no desenvolvimento pleno, o livro discute a Educação Integral sob o ponto de vista da ampliação das fronteiras da qualidade da educação, propondo o desenvolvimento intencional de competências de modo integrado ao currículo.

Autonomia; Desenvolvimento integral Educação integral Qualidade na educação

Postado por: Sulamita Rosa

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Entrevista com Anna Penido – Implementação da BNCC e prática socioemocional em contexto escolar.

  • Conteúdo
    Artigos

    Como estimular as habilidades de Consciência Fonológica

  • Conteúdo
    Plataformas Educacionais

    Plataforma gratuita oferece filmes para professor usar em aula

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    O Cordel do Brasil Caboco: Como enriquecer as aulas com a literatura do sertão?

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Dicas para trabalhar a empatia na escola

  • Conteúdo
    Podcasts

    Formação de Professores