Conteúdo

Artigos

Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências

Este artigo estabelece o seguinte tema geral: relações entre jogo e educação na contemporaneidade. Mais especificamente, trata-se de delinear um problema verificado no âmbito de discursos e da vivência prática. Seu objetivo central foi formular e apreciar um quadro de concepções de relação entre jogo e educação que emergem de discursos e práticas, oferecendo ao público uma visão sistemática de uma situação de fato que merece atenção especial e abordagens múltiplas, caso se projete o aprimoramento de processos formativos em diversos níveis. A metodologia de construção deste artigo é de natureza teórico-bibliográfica. Como resultados, este artigo viabiliza uma visão panorâmica e uma apreciação de um quadro de concepções atuais de relação entre jogo e educação. Ele revela também a existência de um estado de tensão entendido em dois sentidos: em primeiro lugar, como constatação de discrepâncias de valoração do papel do jogo e da função formativa do jogo; em segundo lugar, como evidência de complementaridades e conflitos entre concepções. O mais importante dos resultados atingidos, porém, é a consciência derivada do exame realizado neste artigo, a qual nos permite entrever uma hipótese capaz de explicar os motivos do referido contraste e apresentar soluções teóricas e técnicas mais apuradas relativas à fecundidade formativa da ludicidade.

Publicada em: 17/02/2020

Concepção Ludicidade Processos formativos

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Primeira infância primeiro – Por que as crianças de até 6 anos de idade devem ser prioridade nos planos de governo.

  • Conteúdo
    Notícias

    Como o mundo, os professores nunca mais serão os mesmos após a pandemia.

  • Conteúdo
    Cursos

    Leitura em voz alta pelo professor

  • Conteúdo
    Podcasts

    É seguro retornar às escolas antes de uma vacina?

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Gestão escolar na prática para a Educação Infantil

  • Conteúdo
    Artigos

    Os Modelos de Formação de Professores/as da Educação Básica: quem formamos?