Conteúdo

Artigos

Currículo da Educação Infantil – Considerações a partir das experiências das crianças

O artigo analisa os sentidos produzidos pelas crianças sobre a experiência educativa. A partir de um quadro teórico que articula os Estudos da Infância, a teoria de Walter Benjamin, a Sociologia da Experiência de François Dubet e as Pedagogias da Infância e da Educação Infantil, busca-se compreender como as falas e as ações das crianças contribuem para a proposição de um currículo por campos de experiências. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças de quatro anos de idade durante o ano de 2012 em uma instituição pública de Educação Infantil. Os dados foram produzidos por meio de observação participante; desenhos e fotografias elaboradas pelas crianças (conjugadas com suas falas) e entrevistas. Verificou-se que as crianças produzem sentidos sobre as práticas de cuidado e educação que podem se tornar elementos úteis na proposição de um currículo por campos de experiência para as instituições de Educação Infantil.

Publicada em:  Julho/2018

Campos de experiência Criança Currículo Educação infantil

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Livros

    Cecília Meireles

  • Conteúdo
    Matérias

    Como usar museus virtuais na sua aula?

  • Conteúdo
    Cursos

    Crie e edite aulas no Youtube

  • Conteúdo
    Podcasts

    Como utilizar a neurociência a favor da Educação.

  • Conteúdo
    Cursos

    Ensino Híbrido – Como selecionar e trabalhar com os modelos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais e Educação a Distância