Conteúdo

Artigos

Concepções educativas morais de crianças e adolescentes: diálogo entre teoria do juízo moral de Piaget e teoria do domínio social de Turiel

A presente pesquisa teve como objetivo principal a investigação das concepções educativas morais de crianças e adolescentes, focando em suas compreensões acerca do papel dos pais como educadores e formadores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de análise qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas, utilizando um instrumento embasado na teoria do domínio social e na Piagetiana. Participaram 45 sujeitos, de 10 a 13 anos, alunos de uma escola pública de um bairro periférico de um município da Grande São Paulo. Os resultados indicaram: pouca presença de justificativas morais e a grande proporção de justificativas convencionais; obediência mesmo quando não legitimando a autoridade parental; pouca reivindicação por autonomia; notou-se que a legitimidade da autoridade parental, a obrigatoriedade da regra e a obediência da regra predomina, em maior grau, nas situações que foram classificadas previamente como sendo de domínios moral, prudencial e convencional, diferente das situações que envolvem o domínio pessoal. Ao considerar os resultados encontrados, pode-se afirmar que, sob o ponto de vista dos participantes dessa amostra, o papel dos pais está muito relacionado ao estabelecimento de regras sobre todos os conteúdos das interações sociais dos filhos. Além disso, a autoridade deles é frequentemente legitimada, com exceção dos assuntos percebidos como de domínio pessoal. Ao consultar a literatura da área, observa-se que pais e filhos têm percepções diferentes sobre justiça, obediência, autonomia e respeito em suas relações. Sugerem-se novas pesquisas com diversificação da amostragem e a inserção da variável religião, dada a quantidade de justificativas referentes à temática.

Publicada em: 16/09/2019

Concepções educativas morais Jean Piaget Teoria do Domínio Social

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    A transição da educação infantil para o ensino fundamental: A gestação da atividade de estudo.

  • Conteúdo
    Cursos

    Curso de Habilidades Sociais para pessoas com Autismo: da teoria ao treino (on-line)

  • Conteúdo
    Matérias

    7 boas formas para se comunicar com a comunidade escolar

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Guia para montar uma roda de leitura e mediação

  • Conteúdo
    Notícias

    Educação Infantil não é (só) brincadeira – boa formação é fundamental

  • Conteúdo
    Matérias

    Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência