Conteúdo

Artigos

Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental

O presente estudo teve como propósito identificar a relação existente entre compreensão de leitura e motivação para aprender de estudantes do ensino fundamental. Foram aplicados o Teste de Cloze e a Escala da Avaliação da Motivação para a Aprendizagem. Para tal, participaram da pesquisa 169 adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de oito turmas diferentes, de uma única escola pública do interior do estado de São Paulo. Dentre os alunos 49,1 % são do sexo masculino e 50,9 % do sexo feminino, com idades entre 11 e 17 anos. Os resultados indicaram uma correlação positiva e significativa entre os escores do Teste de Cloze e os da meta aprender, e negativa significativa no que diz respeito às metas performance, aproximação e evitação. Os dados são discutidos à luz da literatura sobre o tema.

Publicada em: Abril/2018

Ensino fundamental Motivação Teste de Cloze

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    Formação: Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública

  • Conteúdo
    Livros

    A Pedagogia da Responsabilidade Integral e a BNCC

  • Conteúdo
    Artigos

    Práticas pedagógicas na educação infantil: o currículo como instrumento de governo dos pequenos

  • Conteúdo
    Podcasts

    A falta que a escola faz

  • Conteúdo
    Livros

    Guia de planejamento na Educação Infantil com a BNCC: (plano anual e planejamentos diários)

  • Conteúdo
    Matérias

    Educação Infantil: como organizar o currículo a partir dos campos de experiências previstos na BNCC