Conteúdo

Artigos

Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental

O presente estudo teve como propósito identificar a relação existente entre compreensão de leitura e motivação para aprender de estudantes do ensino fundamental. Foram aplicados o Teste de Cloze e a Escala da Avaliação da Motivação para a Aprendizagem. Para tal, participaram da pesquisa 169 adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de oito turmas diferentes, de uma única escola pública do interior do estado de São Paulo. Dentre os alunos 49,1 % são do sexo masculino e 50,9 % do sexo feminino, com idades entre 11 e 17 anos. Os resultados indicaram uma correlação positiva e significativa entre os escores do Teste de Cloze e os da meta aprender, e negativa significativa no que diz respeito às metas performance, aproximação e evitação. Os dados são discutidos à luz da literatura sobre o tema.

Publicada em: Abril/2018

Ensino fundamental Motivação Teste de Cloze

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Dia da Mulher na Educação Infantil: como trabalhar?

  • Conteúdo
    Podcasts

    Educação Antirracista  na escola

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Manual das ferramentas digitais: 103 dicas para planejar e inovar no ensino remoto ou híbrido

  • Conteúdo
    Cursos

    Ensino Híbrido – Como selecionar e trabalhar com os modelos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Tecnologia para melhorar a rotina do professor.

  • Conteúdo
    Cursos

    Formação: Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública