Conteúdo

Matérias

Como fica a alfabetização e o letramento durante a pandemia?

Desde Março deste ano as atividades escolares estão suspensas na maior parte do país por causa da pandemia do novo Coronavírus. Pais, estudantes, professores, comunidade escolar e toda a sociedade permaneceram em isolamento para evitar um agravamento do já alto índice de mortes causadas pelo vírus. Para contornar os prejuízos no processo de aprendizagem dos estudantes, muitas escolas optaram pelo ensino não-presencial. No entanto, aulas online e internet de boa qualidade não é a realidade de todas as escolas brasileiras.

Se a alfabetização já era um desafio no Brasil, com últimos dados que apontam que menos da metade dos estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental alcançaram os níveis de proficiência suficientes em Leitura (Avaliação Nacional da Alfabetização, 2016), em tempos de pandemia esse quadro pode ficar ainda pior.

Neste sentido, no Dia Mundial da Alfabetização, a Plataforma Futura entrevistou a educadora Magda Soares, especialista em Alfabetização e Letramento, para falar dos desafios do contexto da pandemia.

Alfabetização Covid-19 Desafios Letramento

Postado por: Sulamita Rosa

11/09/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Qual o impacto do livro didático na vida da criança?

  • Conteúdo
    Cursos

    Ludicidade, Currículo e Avaliação na Educação Infantil

  • Conteúdo
    Artigos

    Como promover a leitura na infância? 3 elementos chave!

  • Conteúdo
    Notícias

    Câmara aprova inclusão da educação bilíngue de surdos na LDB

  • Conteúdo
    Artigos

    Plano Nacional de Educação (2014–2024) – O uso da inovação como subsídio estratégico para a Educação Superior

  • Conteúdo
    Artigos

    Como as atividades multissensoriais aprimoram as habilidades de leitura?