Conteúdo

Matérias

Como ajudar seus alunos a identificar fontes confiáveis de informação

Diante da abundância de informações disponíveis na internet, crianças e adolescentes podem encontrar com facilidade notícias, opiniões, fotos, vídeos, gráficos e memes sobre qualquer assunto. Se isso já era uma realidade na sala de aula, com o início das aulas remotas ficou ainda mais simples ter acesso a qualquer conteúdo com apenas um clique. No entanto, ao mesmo tempo em que essa facilidade abre caminho para práticas pedagógicas mais conectadas com os interesses dos alunos, ela traz um novo desafio para os educadores: como saber se uma informação é confiável? Crer ou não crer, eis a questão. Entre uma informação verdadeira e falsa podem existir muitas camadas. Quem disse isso? Como avaliar a confiabilidade de uma fonte? Em qual contexto essa informação foi apresentada? Pensando nisso, o Porvir reuniu algumas dicas para ajudar professores de todas as disciplinas a trabalharem com a verificação e a seleção de fontes confiáveis durante as suas aulas. As estratégias e os recursos foram selecionados a partir de materiais produzidos pelo EducaMídia, programa do Instituto Palavra Aberta criado para capacitar professores e engajar a sociedade no processo de educação midiática.

Publicada em: 19/05/2020

Educação Informação Tecnologia

Postado por: Cieds

20/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    5 dicas para trabalhar as Competências e Habilidades da BNCC

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    20 cursos para começar o ano investindo nos seus estudos

  • Conteúdo
    Notícias

    Para educadores, novo Fundeb deve trazer mais qualidade para escolas.

  • Conteúdo
    Artigos

    O ensino da matemática através do lúdico na educação infantil

  • Conteúdo
    Artigos

    A gestão da didática no ensino superior – EAD

  • Conteúdo
    Podcasts

    Literatura sem letras – é possível levar leitura a quem ainda não sabe ler.