Conteúdo

Matérias

Como ajudar seus alunos a identificar fontes confiáveis de informação

Diante da abundância de informações disponíveis na internet, crianças e adolescentes podem encontrar com facilidade notícias, opiniões, fotos, vídeos, gráficos e memes sobre qualquer assunto. Se isso já era uma realidade na sala de aula, com o início das aulas remotas ficou ainda mais simples ter acesso a qualquer conteúdo com apenas um clique. No entanto, ao mesmo tempo em que essa facilidade abre caminho para práticas pedagógicas mais conectadas com os interesses dos alunos, ela traz um novo desafio para os educadores: como saber se uma informação é confiável? Crer ou não crer, eis a questão. Entre uma informação verdadeira e falsa podem existir muitas camadas. Quem disse isso? Como avaliar a confiabilidade de uma fonte? Em qual contexto essa informação foi apresentada? Pensando nisso, o Porvir reuniu algumas dicas para ajudar professores de todas as disciplinas a trabalharem com a verificação e a seleção de fontes confiáveis durante as suas aulas. As estratégias e os recursos foram selecionados a partir de materiais produzidos pelo EducaMídia, programa do Instituto Palavra Aberta criado para capacitar professores e engajar a sociedade no processo de educação midiática.

Publicada em: 19/05/2020

Educação Informação Tecnologia

Postado por: Cieds

20/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    O Cordel do Brasil Caboco: Como enriquecer as aulas com a literatura do sertão?

  • Conteúdo
    Matérias

    As etapas do ciclo gestor no processo de alfabetização

  • Conteúdo
    Matérias

    7 boas formas para se comunicar com a comunidade escolar

  • Conteúdo
    Livros

    Educação Integral para o século 21 – O desenvolvimento pleno na formação para a autonomia

  • Conteúdo
    Matérias

    7 coisas que começam a mudar com o Novo Ensino Médio

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Como voltar às atividades na educação infantil?