Conteúdo

Matérias

Como ajudar seus alunos a identificar fontes confiáveis de informação

Diante da abundância de informações disponíveis na internet, crianças e adolescentes podem encontrar com facilidade notícias, opiniões, fotos, vídeos, gráficos e memes sobre qualquer assunto. Se isso já era uma realidade na sala de aula, com o início das aulas remotas ficou ainda mais simples ter acesso a qualquer conteúdo com apenas um clique. No entanto, ao mesmo tempo em que essa facilidade abre caminho para práticas pedagógicas mais conectadas com os interesses dos alunos, ela traz um novo desafio para os educadores: como saber se uma informação é confiável? Crer ou não crer, eis a questão. Entre uma informação verdadeira e falsa podem existir muitas camadas. Quem disse isso? Como avaliar a confiabilidade de uma fonte? Em qual contexto essa informação foi apresentada? Pensando nisso, o Porvir reuniu algumas dicas para ajudar professores de todas as disciplinas a trabalharem com a verificação e a seleção de fontes confiáveis durante as suas aulas. As estratégias e os recursos foram selecionados a partir de materiais produzidos pelo EducaMídia, programa do Instituto Palavra Aberta criado para capacitar professores e engajar a sociedade no processo de educação midiática.

Publicada em: 19/05/2020

Educação Informação Tecnologia

Postado por: Cieds

20/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Matérias

    Multiletramento: os gêneros textuais presentes no cotidiano

  • Conteúdo
    Artigos

    A escola que temos e a escola que queremos: Uma análise sobre as teorias curriculares.

  • Conteúdo
    Cursos

    A escola após a pandemia: como conduzir o retorno às aulas

  • Conteúdo
    Cursos

    Google drive: como usar o Hangouts e o Docs?

  • Conteúdo
    Livros

    Pedagogia do compromisso: América Latina e Educação Popular

  • Conteúdo
    Cursos

    Processo seletivo: Pós graduação Lato Sensu, Mestrado e Doutorado na IFRJ