Conteúdo

Matérias

Como a gestão das escolas influencia a aprendizagem de adolescentes

Mudanças práticas no cotidiano escolar podem melhorar notas e diminuir evasão. Livro avalia impacto de programa que capacitou diretores, coordenadores e professores de ensino médio. A crise de aprendizagem constitui há anos um dos principais desafios da educação no Brasil. A qualidade do ensino, em geral, é considerada fraca, e avaliações mostram que a maior parte dos estudantes não tem conhecimento adequado de disciplinas vistas nas escolas, como português, matemática e ciências. Um livro lançado em junho pelo CPTE (Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação) do Instituto Unibanco, centro de pesquisa parceiro do Nexo Políticas Públicas, analisa o problema e mostra que uma das respostas para a aprendizagem pode estar na gestão escolar, trabalho feito por diretores e coordenadores das escolas. A publicação, chamada “Avaliação de impacto em educação: A experiência exitosa do programa Jovem de Futuro em parceria com o poder público”, divulga os resultados do Jovem de Futuro, programa do Instituto Unibanco que desde 2008 oferece capacitação para gestores de escolas públicas de ensino médio. A iniciativa é feita pelo centro em parceria com as secretarias de Educação estaduais…

 

Avaliação educacional Crise de aprendizagem Educação Gestão escolar

Postado por: Sulamita Rosa

02/09/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    Os campos de experiências na BNCC da Educação Infantil

  • Conteúdo
    Notícias

    Diretrizes reforçam uso da tecnologia no processo de aprendizagem.

  • Conteúdo
    Plataformas Educacionais

    Dia do livro: Plataforma para baixar livros gratuitos para Educação Infantil

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    INC – Índice de Necessidade de Creche: Estados e Capitais

  • Conteúdo

    E-book gratuito: Educação Inclusiva: conjuntura, síntese e perspectivas

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    GenVrtual: Um jogo musical para reabilitação de indivíduos com necessidades especiais.