Conteúdo

Conteúdos Pedagógicos

Brincar na educação infantil como experiência de cultura e formação para a vida

A educação infantil vai além do ensino de saberes escolares: deve-se considerar as brincadeiras como um ato mais abrangente, que instrui para a vida. Como exercício social, o brincar estimula a comunicação, favorece o convívio com outras crianças e com os adultos que estão em contato com elas. Além disso, faz com que a criança se aproxime de outras culturas e realidades diferentes das quais está inserida diariamente. No Brasil, há uma tendência que demanda a produtividade, visando a um futuro ainda distante para essa faixa etária. O artigo traz os resultados de uma pesquisa qualitativa feita pela Universidade Federal de São Carlos. Nele, os autores analisam os efeitos positivos de brincar juntos, compartilhar e negociar brinquedos.

Publicada em: 01/05/2017

Brincar Educação infantil

Postado por: Cieds

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Google lança guia com planos de aula para ensino híbrido, remoto ou presencial

  • Conteúdo
    Cursos

    Curso Psicomotricidade na Escola – Teoria e Prática

  • Conteúdo
    Matérias

    Aprendizagem significativa? Saiba como aplicar!

  • Conteúdo
    Podcasts

    A reinvenção e a valorização do professor – como o papel e a imagem do educador mudaram com o passar do tempo.

  • Conteúdo
    Livros

    Cecília Meireles

  • Conteúdo
    Artigos

    A escola que temos e a escola que queremos: Uma análise sobre as teorias curriculares.