Conteúdo

Artigos

Alunos autistas: análise das possibilidades de interação social no contexto pedagógico

O estudo tem como tema os processos de significação vividos por sujeitos autistas nas interações sociais que estabelecem com os outros de seu grupo social, problematizando as interações sociais que envolvem a criança autista no contexto pedagógico de uma instituição voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo. Trata-se de uma pesquisa empírica realizada por meio de vídeo-gravação da relação desses sujeitos com o professor e seus pares, que consistiu na observação de 20 episódios de atividades que implicam situações de aprendizado de um grupo de quatro crianças autistas com idades entre 6 e 10 anos, de uma sala de aula caracterizada como de Ensino Fundamental. As discussões e elaboração do material tiveram como base a análise microgenética, constatando possibilidades de desenvolvimento e aprendizado dos alunos autistas nas relações estabelecidas nesse contexto, aspecto que remete a discussão sobre as práticas utilizadas no tratamento desse transtorno que não favorecem as interações sociais.

Publicada em: Maio/2017

Autismo Educação especial Interação social

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Conversando sobre saúde com crianças na escola

  • Conteúdo
    Artigos

    A transição da educação infantil para o ensino fundamental: A gestação da atividade de estudo.

  • Conteúdo
    Podcasts

    Educação Inclusiva – o autismo e as altas habilidades no ensino regular.

  • Conteúdo
    Podcasts

    Tecnologia na formação inicial

  • Conteúdo
    Artigos

    Quais são os métodos para ensino infantil à distância?