Conteúdo

Matérias

Além da superfície: Superando desafios da escola.

Todas as escolas enfrentam uma série de desafios. Bullying, baixo desempenho dos alunos, falta de engajamento do corpo docente e evasão escolar são problemas comuns às instituições de ensino do Brasil. Naturalmente, as escolas buscam soluções para esses problemas, e é importante que uma estratégia seja traçada para atingir os resultados esperados. Contudo, essa estratégia deverá ser clara e ter sempre em vista a realidade da instituição de ensino.

Para isso, é importante que o objetivo da escola seja identificado e fique claro. Se o intuito é melhorar o resultado dos alunos no Enem, por exemplo, que tal estabelecer a nota que a escola pretende alcançar na próxima aplicação do Exame? Se o foco é aumentar o engajamento dos alunos em um projeto social, é possível determinar um percentual de participação dos estudantes ou criar uma campanha de arrecadações com prazo determinado. Deixar claros os objetivos da escola é tão importante quando determinar prazo e meta para cada um deles. Isso garante que as metas não se percam ao longo do ano letivo.

Continue lendo e saiba os passos a seguir para que essas metas saiam do papel!

Baixo desempenho Bullying Desafios Escolas Evasão Escolar

Postado por: Sulamita Rosa

06/10/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    6 aplicativos gratuitos para aprimorar a contação de histórias

  • Conteúdo
    Cursos

    Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental

  • Conteúdo
    Pesquisa

    Infográfico: O impacto da pandemia e do racismo na trajetória dos jovens negros no ensino médio.

  • Conteúdo
    Podcasts

    O difícil caminho dos professores negros na educação brasileira

  • Conteúdo
    Artigos

    Como garantir a inclusão de alunos com autismo nas atividades remotas, híbridas ou presenciais

  • Conteúdo
    Livros

    Pesquisadoras da educação básica: germinando ações e saberes nas escolas públicas periféricas