Conteúdo

Artigos

A transição da educação infantil para o ensino fundamental: A gestação da atividade de estudo.

O presente estudo, de natureza teórico-conceitual, ancora-se na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e tem por objetivo compreender o papel da brincadeira de papéis sociais e das atividades produtivas na formação de capacidades psíquicas necessárias à atividade de estudo, atividade guia da idade escolar. É por meio dessa atividade que as crianças se apropriam das formas mais elaboradas de conhecimento da realidade criadas pelo gênero humano, expressas nas ciências, na filosofia e nas artes, possibilitando-as desenvolver uma importante neoformação, o pensamento teórico. Como resultados, evidencia-se que na brincadeira de papéis as crianças reproduzem as relações sociais existentes entre os homens e, no interior dessa atividade, é desenvolvido o autodomínio da conduta e a imaginação. Já as atividades produtivas são realizadas visando a um determinado resultado e, nesse processo, são desenvolvidas importantes capacidades psíquicas, como a análise e planejamento. Todas essas capacidades são imprescindíveis ao pensamento teórico.

Artigo publicado em: 18/05/2020

Atividade de estudo Brincadeira de papéis Psicologia histórico-cultural

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    A escola que temos e a escola que queremos: Uma análise sobre as teorias curriculares.

  • Conteúdo
    Livros

    Dívida por educação. Efeitos sobre crescimento e pobreza

  • Conteúdo
    Matérias

    Gamificação apoia o professor a desenvolver o hábito da leitura

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Alfabetização em tempos de pandemia

  • Conteúdo
    Livros

    Bem-vindo, mundo! Criança, cultura e formação de educadores.

  • Conteúdo
    Livros

    Educação e proposta pedagógica