Conteúdo

Artigos

A transição da educação infantil para o ensino fundamental: A gestação da atividade de estudo.

O presente estudo, de natureza teórico-conceitual, ancora-se na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e tem por objetivo compreender o papel da brincadeira de papéis sociais e das atividades produtivas na formação de capacidades psíquicas necessárias à atividade de estudo, atividade guia da idade escolar. É por meio dessa atividade que as crianças se apropriam das formas mais elaboradas de conhecimento da realidade criadas pelo gênero humano, expressas nas ciências, na filosofia e nas artes, possibilitando-as desenvolver uma importante neoformação, o pensamento teórico. Como resultados, evidencia-se que na brincadeira de papéis as crianças reproduzem as relações sociais existentes entre os homens e, no interior dessa atividade, é desenvolvido o autodomínio da conduta e a imaginação. Já as atividades produtivas são realizadas visando a um determinado resultado e, nesse processo, são desenvolvidas importantes capacidades psíquicas, como a análise e planejamento. Todas essas capacidades são imprescindíveis ao pensamento teórico.

Artigo publicado em: 18/05/2020

Atividade de estudo Brincadeira de papéis Psicologia histórico-cultural

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Matérias

    Evasão escolar: Como prevenir e reduzir a saída dos alunos?

  • Conteúdo
    Matérias

    BNCC: como anda a implementação e quais são os próximos passos.

  • Conteúdo
    Artigos

    Educação em tempos de pandemia: O papel do gestor escolar

  • Conteúdo
    Podcasts

    O que sabemos depois de um ano de escolas fechadas?

  • Conteúdo
    Pesquisa

    Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica.

  • Conteúdo
    Livros

    A Pedagogia da Responsabilidade Integral e a BNCC