Conteúdo

Artigos

A educação do campo no contexto da luta do movimento social: uma análise histórica das lutas, conquistas e resistências a partir do Movimento Nacional da Educação do Campo

O artigo que se apresenta resulta de pesquisa de doutoramento, concluída em 2018, e tem como objetivo expor a análise acerca da educação do campo no contexto das lutas do Movimento Nacional da Educação do Campo. Assim, analisam-se documentos produzidos pelo Movimento Nacional da Educação do Campo desde o Primeiro e Segundo Encontro Nacional das Educadoras e Educadores na Reforma Agrária [ENERA] (1997, 2015) -, depois pelas duas Conferências Nacionais da Educação do Campo [CNEC] (1998, 2004) – e pelos Fóruns Nacionais da Educação do Campo [FONEC] (2010, 2012, 2013-2014, 2015, 2017, 2018, 2019). No que se refere à educação do campo tem-se como fundamento os escritos e pesquisas de Caldart (2010, 2012), Frigotto (2010), Souza (2010, 2016) e Munarim (2008).

Educação do campo Lutas Movimento nacional de educação do campo Resistências

Postado por: João

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Alunos autistas: análise das possibilidades de interação social no contexto pedagógico

  • Conteúdo
    Cursos

    Noções Básicas para Coordenar Cursos On-line

  • Conteúdo
    Cursos

    Metodologias ativas para aulas a distância – Como usar o FlipGrid

  • Conteúdo
    Artigos

    Inclusão e profissionalização do aluno com deficiência intelectual

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Como abordar os diferentes gêneros literários para diferentes perfis de leitor

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    A educação em tempos de Covid-19 e os benefícios da Escola Digital