Conteúdo

Artigos

Currículo da Educação Infantil – Considerações a partir das experiências das crianças

O artigo analisa os sentidos produzidos pelas crianças sobre a experiência educativa. A partir de um quadro teórico que articula os Estudos da Infância, a teoria de Walter Benjamin, a Sociologia da Experiência de François Dubet e as Pedagogias da Infância e da Educação Infantil, busca-se compreender como as falas e as ações das crianças contribuem para a proposição de um currículo por campos de experiências. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças de quatro anos de idade durante o ano de 2012 em uma instituição pública de Educação Infantil. Os dados foram produzidos por meio de observação participante; desenhos e fotografias elaboradas pelas crianças (conjugadas com suas falas) e entrevistas. Verificou-se que as crianças produzem sentidos sobre as práticas de cuidado e educação que podem se tornar elementos úteis na proposição de um currículo por campos de experiência para as instituições de Educação Infantil.

Publicada em:  Julho/2018

Campos de experiência Criança Currículo Educação infantil

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Notícias

    Inscrições de Cursos Undime 2ª Edição – 2020

  • Conteúdo
    Cursos

    Escrita por meio do professor

  • Conteúdo
    Matérias

    Avaliação e uso de evidências em educação

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Os riscos da educação domiciliar para a segurança das crianças

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Atividade Sensorial: Aprendendo as vogais

  • Conteúdo
    Matérias

    Professores como leitores: 4 dicas para criar esse hábito