Conteúdo

Artigos

Palavra aberta – BNCC e a alfabetização em duas versões: Concepções e Desafios.

Fruto de meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (2014) e de outros antecedentes legais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) provocou inúmeras disputas, discordâncias e acordos desde seu projeto inicial até a sua formulação final, e esse movimento trouxe consequências específicas para o discurso sobre a alfabetização no Brasil. O artigo busca problematizar as questões envolvidas na formulação de uma proposta de alfabetização para a BNCC, fazendo uma recuperação das interpretações, concepções, problemas e algumas soluções em jogo na formulação da segunda versão da BNCC e um contraste com a sua versão homologada Serão problematizados a especificidade da alfabetização e o seu diálogo com outras perspectivas postas para o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Pretende-se discutir também a natureza do texto homologado e possíveis brechas que os sistemas de ensino e os professores encontrarão para dialogar com o documento normativo e mandatório da BNCC.

Publicada em: 31/01/2020

Alfabetização BNCC Língua Portuguesa

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Como preparar leitores desde a Educação Infantil

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Cartilha de Publicidade Infantil

  • Conteúdo
    Podcasts

    Educação Inclusiva – o autismo e as altas habilidades no ensino regular.

  • Conteúdo
    Livros

    Livro: Ensino antirracista na Educação Básica: da formação de professores às práticas escolares.

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Caixa da escrita

  • Conteúdo
    Cursos

    Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar.