Conteúdo

Artigos

Alunos autistas: análise das possibilidades de interação social no contexto pedagógico

O estudo tem como tema os processos de significação vividos por sujeitos autistas nas interações sociais que estabelecem com os outros de seu grupo social, problematizando as interações sociais que envolvem a criança autista no contexto pedagógico de uma instituição voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo. Trata-se de uma pesquisa empírica realizada por meio de vídeo-gravação da relação desses sujeitos com o professor e seus pares, que consistiu na observação de 20 episódios de atividades que implicam situações de aprendizado de um grupo de quatro crianças autistas com idades entre 6 e 10 anos, de uma sala de aula caracterizada como de Ensino Fundamental. As discussões e elaboração do material tiveram como base a análise microgenética, constatando possibilidades de desenvolvimento e aprendizado dos alunos autistas nas relações estabelecidas nesse contexto, aspecto que remete a discussão sobre as práticas utilizadas no tratamento desse transtorno que não favorecem as interações sociais.

Publicada em: Maio/2017

Autismo Educação especial Interação social

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Pesquisa

    74% dos alunos da rede pública recebem atividades EAD, diz pesquisa

  • Conteúdo
    Artigos

    Como ajudar a desenvolver a autonomia na infância.

  • Conteúdo
    Livros

    Ebook: Líderes na escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam.

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Cartilha para os educadores

  • Conteúdo
    Matérias

    Educação empreendedora: 3 sequências didáticas para trabalhar o autoconhecimento

  • Conteúdo
    Matérias

    10 autores e intelectuais negros que todo professor deveria conhecer