Conteúdo

Artigos

Linguagem musical em instituições infantis: avaliação de duas propostas para formação docente

Trata-se de dois estudos visando avaliar duas propostas de intervenção utilizando a linguagem musical na formação de professores de Educação Infantil. As intervenções ocorreram em instituições infantis públicas, de cidades e metodologias distintas, porém com o objetivo de qualificar o desenvolvimento da linguagem musical das crianças, simultaneamente à complementação da formação inicial do professor com os conhecimentos pertinentes. O Estudo 1 se deu pela criação e aplicação de um material psicopedagógico, organizado num programa de formação, acrescido do acompanhamento individual das professoras. Para o Estudo 2 elaborou-se um programa baseado na Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, que foi trabalhado com professoras de uma escola apoiada por pesquisadores de uma instituição de ensino superior. Os resultados indicaram ligeira melhora na performance das professoras do Estudo 1 e expressivas diferenças no comportamento das professoras do Estudo 2. O trabalho lança luz sobre processos de formação em serviço em contextos infantis.

Publicada em: 04/11/2019

Educação infantil Educação musical Professores

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    As emoções e a aprendizagem na atualidade.

  • Conteúdo
    Artigos

    Concepções educativas morais de crianças e adolescentes: diálogo entre teoria do juízo moral de Piaget e teoria do domínio social de Turiel

  • Conteúdo
    Matérias

    O que é consciência fonêmica e como desenvolvê-la?

  • Conteúdo
    Matérias

    Por que (e para quê) tantas metodologias

  • Conteúdo
    Livros

    Melhorando a relação dos educadores com a gestão do tempo

  • Conteúdo
    Podcasts

    Quando a escola reproduz o racismo: Babu Santana e a trajetória dos meninos negros