Conteúdo

Artigos

Práticas pedagógicas na educação infantil: o currículo como instrumento de governo dos pequenos

O texto discute as práticas pedagógicas na educação infantil, problematiza o currículo a partir de sua efetivação e pondera em que medida os encaminhamentos metodológicos conduzem à participação significativa das crianças. Toma como referencial os estudos de Barbosa, Foucault, Oliveira e Ostetto, que ajudam a identificar os tensionamentos e as ambiguidades relacionados às práticas desenvolvidas com as crianças em dois centros municipais de educação infantil, localizados em uma cidade de médio porte no interior do Paraná, no Sul do Brasil. Para a coleta de dados, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com oito professoras e duas gestoras. Foi possível reconhecer que as práticas docentes tendem a privilegiar atividades de controle e direção das crianças, com pouco espaço para o exercício e a construção da autonomia infantil, configurando-se em estratégias de governo dessa população.

Publicada em: 24/06/2020

Currículo Educação infantil Prática pedagógica

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    Educação Infantil: Como fazer uma avaliação de qualidade.

  • Conteúdo
    Podcasts

    Nova BNCC: Por Que o Aluno Como Centro da Aprendizagem?

  • Conteúdo
    Artigos

    Atividades para ensinar o som das letras para as crianças

  • Conteúdo
    Artigos

    A educação ambiental e a interdisciplinaridade em sala de aula.

  • Conteúdo
    Podcasts

    Conta aí, Undime #12 – A importância do Fundeb para os municípios

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Cartilha de Publicidade Infantil