Conteúdo

Artigos

Práticas pedagógicas na educação infantil: o currículo como instrumento de governo dos pequenos

O texto discute as práticas pedagógicas na educação infantil, problematiza o currículo a partir de sua efetivação e pondera em que medida os encaminhamentos metodológicos conduzem à participação significativa das crianças. Toma como referencial os estudos de Barbosa, Foucault, Oliveira e Ostetto, que ajudam a identificar os tensionamentos e as ambiguidades relacionados às práticas desenvolvidas com as crianças em dois centros municipais de educação infantil, localizados em uma cidade de médio porte no interior do Paraná, no Sul do Brasil. Para a coleta de dados, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com oito professoras e duas gestoras. Foi possível reconhecer que as práticas docentes tendem a privilegiar atividades de controle e direção das crianças, com pouco espaço para o exercício e a construção da autonomia infantil, configurando-se em estratégias de governo dessa população.

Publicada em: 24/06/2020

Currículo Educação infantil Prática pedagógica

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    30 conteúdos para a prática de uma educação antirracista

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Dicas para trabalhar a empatia na escola

  • Conteúdo
    Matérias

    6 situações que todo jovem LGBT passa na escola e como combatê-las

  • Conteúdo
    Artigos

    Educar para um futuro mais sustentável e inclusivo

  • Conteúdo
    Livros

    A Pedagogia da Responsabilidade Integral e a BNCC

  • Conteúdo
    Matérias

    Movimentos da Terra e dos planetas: 11 planos de aula para entender o Universo