Conteúdo

Artigos

Problematização do Ensino e da Formação de Professores de Filosofia no Brasil Atual

O objetivo deste artigo é elucidar dois problemas radicais: o primeiro diz respeito aos obstáculos relativos ao reconhecimento da ampliação do conceito de filosofia, enquanto o segundo concerne à retomada da compreensão da natureza específica da atividade filosófica. Abordam-se os conceitos de humanidade e de filosofia em perspectiva uni-versal, bem como a originária função antropológica da docência. Essa abordagem contribui atualmente com o alargamento da liberdade no âmbito da intervenção educativa de professores de filosofia em variados níveis de ensino no Brasil e em contextos similares. Conclui-se com o ensaio de uma síntese das soluções propostas aos referidos problemas.

Publicada em: 22/06/2020

Diversidade Educação Ensino Unidade Universalidade

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Livros

    Educação Integral para o século 21 – O desenvolvimento pleno na formação para a autonomia

  • Conteúdo
    Livros

    Documentos norteadores para um Educação Inclusiva

  • Conteúdo
    Livros

    A Pedagogia da Responsabilidade Integral e a BNCC

  • Conteúdo
    Cursos

    Noções Básicas para Coordenar Cursos On-line

  • Conteúdo
    Matérias

    Como a neurociência pode auxiliar em sala de aula

  • Conteúdo
    Podcasts

    Educação Integral