Conteúdo

Artigos

A educação ambiental e a interdisciplinaridade em sala de aula.

Este artigo tem por propósito socializar um projeto de educação ambiental desenvolvido com uma turma de 5º ano do ensino fundamental numa escola municipal da cidade de Cascavel. Tendo em vista que o ambiente e as relações não são problematizados com frequência na escolar. Para isso buscamos trabalhar de forma interdisciplinar. Nesse sentido o método dos projetos foi utilizado, pois por meio deste podemos trabalhar os conteúdos listados, agregando novas relações em torno das temáticas socioambientais. Dispomos o trabalho de forma sintética, porém buscamos sempre a contextualização com o tema centrado nas questões ambientais. Os problemas ambientais estão continuamente nos meios de divulgação de Massa, devido a esse fato oportunizar os debates sobre o meio ambiente se faz necessário em sala aula. A disciplina de educação ambiental apesar de ser obrigatória para todos os níveis de ensino, ainda não faz parte dos planejamentos pedagógicos. Nesse sentido procuramos o objetivo principal dos encaminhamentos pedagógicos no projeto era desenvolver o pensamento crítico nos alunos do 5º ano. E ao mesmo despertar a consciência de preservação ambiental. Bem como problematizar as condições impostas pelo sistema capitalista de produção do trabalho. 

Educação Ambiental Interdisciplinaridade

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Matérias

    As etapas do ciclo gestor no processo de alfabetização

  • Conteúdo
    Matérias

    6 dicas para professores no contexto da volta às aulas.

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Como rentabilizar a Web nas aulas de Português: uma experiência

  • Conteúdo
    Notícias

    Educação Infantil não é (só) brincadeira – boa formação é fundamental

  • Conteúdo
    Podcasts

    A falta que a escola faz

  • Conteúdo
    Livros

    Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo