Conteúdo

Pesquisa

Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, um número expressivo de escolas no mundo todo teve suas atividades presenciais suspensas. Professoras e professores, agentes fundamentais no processo educacional, viram-se, de um momento para outro, tendo que atuar diante de um contexto de excepcionalidade, e alternativas passaram a ser adotadas com o objetivo de reduzir o prejuízo educacional e a preservação do direito à educação. Nesse cenário, o Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, em parceria com a UNESCO do Brasil e com o Itaú Social, propôs uma pesquisa com o objetivo de verificar como as professoras e os professores das redes públicas e privadas do Brasil estavam desenvolvendo suas atividades nas primeiras semanas de isolamento social, conciliando o trabalho com a vida privada e quais suas expectativas para o período pós-pandemia. Os resultados desse estudo serão apresentados em boletins periódicos. Com o intuito de tornar a leitura fluida, foi priorizado o uso do termo professoras, por reconhecer que a categoria docente na Educação Básica é majoritariamente feminina; e alunos, pela equivalência de sexo entre os estudantes. As informações aqui apresentadas, a partir de uma amostra por conveniência,  partem de um estudo exploratório que deve ser lido como tendência. O panorama apresentado permite reflexões e sinaliza possíveis desafios no momento vivido por professoras durante a pandemia.

Desenvolvimento Educação Básica FCC Professores

Postado por: Cieds

05/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Inclusão e profissionalização do aluno com deficiência intelectual

  • Conteúdo
    Artigos

    Qual o impacto do livro didático na vida da criança?

  • Conteúdo
    Artigos

    Metodologias de gestão para o coordenador escolar.

  • Conteúdo
    Notícias

    Brasil perdeu mais de 2,5 mil creches particulares durante a pandemia; especialistas veem risco de sobrecarga na rede pública

  • Conteúdo
    Matérias

    Ensino remoto: o que aprendemos e o que pode mudar nas práticas e políticas públicas

  • Conteúdo
    Podcasts

    Projeto de vida dentro da escola