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África: Um pedaço de cada um de nós

Desenvolver uma consciência crítica e reflexiva em relação a cultura Africana e Afro-brasileira, implementando a lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, as quais devem ser incluídas no currículo escolar em todas as escolas do Brasil e a sua contribuição para a formação do povo brasileiro.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Edilson Freire

Tempo de duração: 15 horas/aulas

Objetivos específicos

  • Despertar a autonomia, valorizando a sua identidade;

  • Valorizar a cultura afro-brasileira;

  • Pesquisar em sites que tratem da temática proposta;

  • Conhecer e ler a Lei 10.639/2003;

  • Promover estudo dirigido em grupos de alunos com os textos das pesquisas realizadas para ampliar o repertório histórico e cultural da população Africana e Afro-brasileira;

  • Orientar a pesquisa artística e de culinária para momento da arte e degustação de pratos típicos.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Encontro com a equipe gestora e docentes para apresentar o projeto e planejar o detalhamento das etapas a serem realizadas;

  • Apresentação do projeto para os discentes;

  • Coletânea de material em sites de pesquisa para estudo e ampliação do repertório histórico cultural (com o poder econômico baixo do alunado, não é possível viagens para visitas a museos, bibliotecas e/ou outros órgãos, por isso trabalhamos com o que é acessível a todos);

  • Acompanhamento da elaboração dos trabalhos produzidos pelos alunos;

  • Apresentação do trabalho produzido: dança, música, desfile, comidas típicas, oficinas, entre outras.

Recursos necessários

Projetor de slides, computador, lousa, pincel, búzios, sementes, sulfite, papel metro, caixa de som, microfone, notebook, etc.

Autores

Cristiane Cássia Gonçalves Bastos da Silva
Coordenadora Pedagógica
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Aprendizado

O projeto permitiu nos alunos além do conhecimento, o despertar de sentimentos de trabalho em equipe, solidariedade, dedicação, harmonia, companheirismo e integração.

Relato da experiência

Conhecendo a realidade econômica do município e da comunidade escolar, sabe-se que viagens e visitas a museus e bibliotecas não seriam possíveis, sendo assim, ficamos com as pesquisas e visitas virtuais, através dos sites de pesquisa a tudo que fosse necessário para a realização do projeto. Toda a comunidade escolar se envolveu do início ao fim das etapas, o que foi muito gratificante, pois o resultado foi surpreendente. Os alunos puderam aprender sobre a cultura, modo de vida e muitas outras coisas sobre a cultura Africana e Afro-brasileira, além da arte, através da dança e do artesanato, e também da culinária de pratos típicos que todos puderam degustar, não deixando de mencionar que a escolha em relação as apresentações artísticas foi dos alunos. Em relação as comidas, tivemos a colaboração das merendeiras, mas também de familiares dos alunos. A impressão que fica de tudo isso é de gratificação e realização, pois mesmo com muito pouco, contamos com a participação e envolvimento de todos na realização e apresentação para a comunidade escolar e visitantes de outras escolas próximas, uma experiência/vivência de aproximação, valorização e identificação de uma cultura que também nos pertence, por muito ter contribuído para a formação do povo brasileiro.

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João

08/05/2020 2:40 pm

Muito bacana!

Nathacha

14/05/2020 4:19 pm

Prática incrível!! Parabéns