, ,

Sequência o gato xadrez

A prática tem como objetivo propiciar ao aluno a convivência em grupo (socialização), o aprimoramento da oralidade, da coordenação motora fina e ampla, da atenção e da concentração, assim como promover o interesse pela leitura a partir de livro poético (percebendo as rimas).

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

E.M Clarice Lispector

Tempo de duração: 1 semana

Objetivos específicos

  • Conhecer e reconhecer as cores;

  • Relacionar a cor ao seu nome;

  • Perceber as diferentes cores.

Estratégia / Desenvolvimento

  • ”O gato xadrez” – Iniciaremos pintando rolinhos de papel higiênico com as cores de cada “gatinho” que estão apontados no livro “o gato xadrez”, de Bia Vilella.

  • Logo após, iremos confeccionar os gatinhos dobrando a parte de cima do rolinho de papel higiênico formando as orelhinhas dos gatinhos, com canetinha faremos os olhinhos e os “bigodes”.

  • Faremos a leitura em voz alta do livro: “O gato xadrez”, utilizando os gatinhos previamente confeccionados como “dedoches”.

  • Depois faremos uma roda de conversa, indagando as crianças sobre as cores que estão relacionadas no livro (cores que mais gostam, nome das cores, etc.).

  • Faremos um gráfico utilizando gatinhos impressos nas cores relacionadas no livro e cada criança irá colar seu nome (com a letra inicial de cada nome em evidência), acima do gatinho de sua cor preferida.

  • Faremos a contagem oralmente das cores escolhidas, descobrindo a cor que teve maior número de escolha, elegendo assim a cor preferida da turma.

  • Cantaremos a música: “atirei o pau no gato” e logo após a música: “não atire o pau no gato (explicando para as crianças que não devemos maltratar os gatinhos).

  • As crianças irão pintar gatinhos das cores correspondentes aos gatinhos do livro para a construção de um livrinho (cada aluno fará seu livrinho, para recontar a história). O reconto da história feito pelas crianças.

  • Jogo da memória: vamos tentar encontrar os pares das cores correspondentes dos gatinhos (o jogo será coletivo). As crianças irão pintar os rolinhos de papel higiênico com giz de cera, cada um com a cor de sua preferência, para a confecção dos gatinhos para levar para casa.

Recursos necessários

Rolinho de papel higiênico, tinta guache de cores variadas, papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, rádio com cd ou pendrive, cartolina, pincel atômico, papel cartão, papel contact transparente, olhinho móvel, canetinhas, pincel e cola.

Autores

Gislaine Cristina de Araujo Sedoski
Professora

Aprendizado

Reconhecimento das cores;

Reutilização de material reciclado;

Oralidade.

Relato da experiência

Apliquei essa prática com minha turma do maternal, foi uma experiência muito rica e importante tanto para as crianças quanto para mim enquanto profissional. Percebi que a maioria das crianças se envolveram e consequentemente envolveram a família durante a execução das atividades. Foi muito legal, pois até minhas colegas de trabalho se envolveram com as atividades, algumas delas fizeram as atividades com as suas turmas adaptando para cada faixa etária.

Galeria de fotos

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *