,

Jogos: O uso dos Jogos nas Práticas educativas

Auxiliar os alunos no desenvolvimento das habilidades de matemática.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

E.M.E.F. Antônio Molinari

Tempo de duração: Durante todo o ano letivo

Objetivos específicos

  • Estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas;

  • Desenvolver habilidades de estimar, criar estratégias e calcular;

  • Incentivar o trabalho coletivo, o respeito ao próximo e a criar e respeitar regras;

  • Proporcionar a aquisição de novos conhecimentos através do lúdico no ensino da matemática.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Levantamento prévio dos conhecimentos matemáticos dos alunos com avaliação diagnóstica e observações diárias;

  • Aulas expositivas com uso de cartazes construídos com a participação dos alunos;

  • Aulas práticas com uso de materiais concretos tais como: bloco lógico, tangam, ábacos, material dourado, régua, fita métrica, balança, garrafas pet, palitos de picolé, embalagens de produtos e outros materiais reciclados;

  • Aula na sala de informatica com software de jogos;

  • Atividades em grupo;
    – Atividades com desafios matemáticos;
    -Dinâmicas com Jogos:

  • O trabalho foi desenvolvido em parceria com todas as professoras dos segundos anos da EMEF Antônio Molinari, pois o projeto foi anexado como plano de ação no Projeto Político Pedagógico da escola.

  • Um Exemplo:
    Habilidade (EF01MA13)- Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

    Objetivo da aula: Identificar e associar os sólidos geométricos.

    Etapas
    1. Roda de conversa para retomar as características dos sólidos geométricos. 15’
    2. Mostrar aos alunos objetos comuns que representam os sólidos e deixar eles manusearem. 20’
    3. Dar uma volta pela escola com um olhar mais apurado aos cilindros, cubos, pirâmides… 20’
    4. Ao retornar apresentar aos alunos o jogo dominó geométrico, as regras e exemplificar.
    5. Deixar que joguem fazendo as possíveis intervenções e aproveitando esse momento para avaliar.

    O jogo não pode ser aplicado uma única vez, assim como não é possível avaliar todos de uma única vez. Selecione um pequeno grupo e faça por etapas.O jogo pode ser adaptado ou escolher outros.

    Utilize também dos momentos de recreação para usar jogos. Assim enquanto brincam, aprendem.

    Todo bimestre todos os alunos da escola participam de uma avaliação externa que nos permite avaliar exatamente qual é a deficiência de cada aluno. Essa avaliação somada ao olhar do professor são os maiores aliados no processo de preparo das aulas.

  • Trazer situações da vida cotidiana para dentro da sala de aula somadas ao jogo, torna a aula de matemática que para muitos foi um trauma, uma aula divertida, prazerosa, significativa e sem dificuldades no processo de alfabetização matemática.

  • A partir do momento em que as aulas de matemática deixaram de ser lousa, giz e livros as aulas passaram a ser mais barulhentas, porém muito mais dinâmicas e com um significado muito mais interessante, pois utilizamos situações da vida real.

  • Um exemplo, depois do recreio dirigido, um gráfico com a quantidade de bolinhas de gude de cada aluno da sala e no final descobrimos o ganhador. É real e para eles fantástico.
    Relato: … depois de uma saída técnica.
    Professora:” Ainda bem que dar para dar aula de matemática”.
    Os alunos gritam: “Nãoooooooooo”.
    Professora: “Mas é jogo?”
    Alunos: “eeeeeeee”
    Isso revela o quanto o jogo é importante no ensino de matemática.

  • Para finalizar os jogos podem ser utilizados como estratégia de desenvolvimento de outras competências muito importantes como a empatia e cooperação, principalmente através dos jogos cooperativos, onde o aluno aprende que nem sempre é ganhar e perder. Com minha turminha funcionou muito bem e não tenho reclamações, eles são nota 1000.

Recursos necessários

jogos confeccionados; computador; software de jogos.

Autores

Elaine Aparecida Albuquerque dos Reis
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Sólidos Geométricos

Valor posicional

Sequencia numérica

Relatos da experiência

Aprendi e continuo aprendendo muito com as crianças e elas me surpreendem a cada dia com as descobertas e as experiências que trazem de vida. A evolução do mundo e as novas tecnologias nos obrigam a mudar a todo momento de recursos e estratégias.Há nove anos atrás ainda na faculdade eu juntamente com algumas colegas de faculdade elaboramos um software de jogos multidisciplinar com muitos jogos. Estes jogos foram disponibilizados para alguns professores, mas estes não tiveram interesse e não fizeram uso. Hoje em sala de aula posso utilizar e com orgulho e ainda agregar com os jogos outros jogos confeccionados ou brincadeiras de infância (ex: brincar de esconde esconde contando até 100).

Infelizmente percebo que ainda existe muita resistência de alguns colegas professores em se utilizar dos jogos como facilitador no processo de aprendizagem.

Gostaria de fazer ainda mais, porém há algumas limitações burocráticas que muitas vezes nos impede de realiza ainda com mais qualidade.

Que bacana seria usar a plataforma “Khan academy” por exemplo como tarefa de casa, fazer pesquisas online com os pais, fazer lista de compras para uma receita, calcular como fazer para ganhar a nas prendas …

Sigo pelo compromisso que tenho como educadora de continuar fazendo o melhor para e com meus alunos, pois nos dia a dia eu brinco com sento no chão, volto suja pra casa, cabelo bagunçado e nos divertimos porque essa é nossa regra (É uma loucura). Não importa a estratégia, o que importa é o resultado.

O Mundo pode mudar, mas se levarmos em consideração as experiências das crianças, as aprendizagens serão sempre significativas.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *