Construção participativa da disciplina

A prática tem como propósito discutir e tratar temas relacionados ao espaço específico da turma. É fundamental que todos os alunos e a professora participem.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEF Professora Luciana Pedroni

Tempo de duração: Uma vez por semana com tempo de duração de 1 hora

Objetivos específicos

  • Estimular o protagonismo dos alunos no levantamento de questões (problemas) e principalmente nas soluções.

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1ª etapa: Apresentação do projeto e sua finalidade. Foi apreciado o Vídeo – assembleia dos ratos para abrir as discussões.

  • 2º momento: Ainda na 1ª etapa, foi fixado na sala um cartaz construído (anteriormente pela professora) com os dizeres: CRITICO – FELICITO – PROPONHO. Todos os alunos tiveram acesso para registrar reclamações ou críticas, parabenizações e sugestões de soluções, para isso foi mantido uma caneta (piloto) a disposição.

  • 3º momento: primeiramente iniciei com a leitura ou uma dinâmica ou ainda com uma música – abrindo assim a assembleia e dando voz a todos para que primeiro parabenizasse e/ou elogiasse os bons feitos no decorrer da semana, depois levantei as questões que apareceram no campo “críticas” e por fim propus que fossem apresentadas as sugestões de solução. Tudo foi registrado em ata por um aluno.

  • Durante o desenvolvimento do projeto, notou-se que o principal motivo que gerava tantos conflitos entre os alunos era a baixa autoestima das crianças. Tive a ideia de fazer um cartaz no formato de um coração e fixei na sala com o tema “”Aqui tem futuros…”” Solicitei que escrevessem em post-it qual profissão desejavam ter no futuro e colassem no coração sem o nome. Em seguida retirei-os do coração e colei-os na lousa, li cada um deles e conversamos sobre a importância de cada profissão escolhida por eles. Após pedi que um por vez fosse até a lousa pegasse o seu post-it, compartilhasse o porquê da escolha, escrevesse seu nome e retornasse ao cartaz colando-os novamente, só que desta vez seria um ato simbólico. Deveriam colocar o desejo em seus próprios corações. Conversamos sobre o que precisaria ser feito para que o sonho se tornasse realidade no futuro. Na última reunião de pais falei sobre a dinâmica e sugeri que fossem até o cartaz e pegassem o desejo de seus filhos e os ajudassem a cada dia tornar realidade o desejo deles. Para finalizar o projeto fizemos um show de talentos na festa de encerramento do ano letivo. “

Recursos necessários

Computador, cartaz,livro ata, papel,caneta,lápis, caneta piloto e borracha.

Autores

Rita Idalina Honório
Professora
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Os alunos deram depoimentos que o projeto contribuiu para mudanças significativas na sala. A solidariedade, o respeito e a colaboração foram notáveis, além disso a autoestima melhorou muito;

Uma das etapas para finalizar o projeto foi um show de talentos onde alguns deles se apresentaram e mostraram habilidades que antes estavam " escondidas'. O convite para a participação foi estendido para toda escola e alunos de outras turmas também participaram. Foi muito bom!

Relato da experiência

Esta experiência ampliou minha visão quanto ao olhar mais criteriosamente para cada aluno como pessoa. Durante as aulas pude conhecer mais sobre eles.

Galeria de fotos

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *