,

Leitura compartilhada

A prática tem como objetivo refletir sobre a literatura como importante estratégia para a promoção da aprendizagem significativa, desenvolver a habilidade de leitura, produção textual e compartilhar suas leituras, possibilitando a construção do sentido do texto através de diálogo e podendo assim desenvolver fluência leitora e compreensão textual.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEF Aurora Rodrigues de Moraes

Tempo de duração: Três aulas

Objetivos específicos

  • Compartilhar a compreensão e interpretação do texto;

  • Discutir os recursos linguísticos utilizados pelo escritor;

  • Identificar as palavras que nomeiam as coisas;

  • Produzir novas palavras para formar um glossário;

  • Desenvolver a fluência leitora através da leitura dramática.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Antes da leitura:
    Explicar o objetivo da aula, em seguida fazer o levantamento de conhecimentos prévios sobre a história através da análise da capa e título. A antecipação ajuda a aguçar a curiosidade dos alunos para antecipar a ideia principal e o tema. Questionar o titulo, falar um pouco sobre o livro, fazer a leitura do inicio e questionar: Quem será o Marcelo? O que ele irá aprontar?
    Após iniciar a leitura compartilhada, onde os alunos acompanharão a professora, durante esse momento os alunos irão se apropriar o do texto, possibilitando que retifiquem ou confirmem suas antecipações.

  • Durante a leitura:
    Questionar as palavras inventadas pelo Marcelo: O que seria um sentador? Morador?

  • Depois da leitura:
    Questionar quem era o Marcelo? O que ele fazia/ O que levou ele a fazer a troca das palavras? O que seus pais falavam sobre? No final o que falaram para o menino? Quais os recursos que o autor usou para expressar o momento em que a casa estava pegando fogo? No texto autor faz uso de algumas pontuações, quais foram? Qual a função da pontuação no texto?

  • Glossário:
    Após esse momento propor que em duplas os alunos criem novas palavras como Marcelo fez no livro e após propor que os alunos apresentem suas produções para os colegas questionando a que as palavras se referem. EX: Agitador- liquidificador; esquentador- fogão, etc.

  • Leitura Compartilhada:
    Separar a sala em grupos e propor que os alunos escolham o personagem que irão interpretar, os alunos farão uma análise do personagem, quais seriam suas características? Trejeitos? Observarão as pontuações presentes e o papel dela no texto, identificar onde é fala do narrador e dos personagens. Se preparar para a apresentação da leitura dramática.

Recursos necessários

Livro: Marcelo, marmelo, martelo
folha, lápis, borracha para elaborar o glossário

Autores

Thais Oliveira Conceição
Professora
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Aprender a ouvir;

Trocar experiências;

A importância da pontuação e da intenção por trás de seu uso;

A comunicação.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *