, , ,

Acompanhamento Individualizado de alunos com deficiência intelectual como Intervenção Pedagógica no Atendimento Educacional Especilaizado (AEE)

Possibilitar que os estudantes desenvolvam habilidades pessoais importantes como a autoestima, a autoconfiança e a resiliência, bem como habilidades de enfrentar desafios e superar adversidades ao longo de sua trajetória acadêmica, no cotidiano familiar e na sociedade.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Emef Governador Eduardo Campos

Objeto do Conhecimento

Memória, Percepção, Atenção, Raciocínio Lógico, Sociabilidade, Autocuidado, Pensamento criativo, Práticas de Linguagem

Tempo de duração: Durante o ano inteiro

Introdução

O trabalho é voltado para uma turma de Atendimento Educacional Especializado (AEE), especificamente para alunos com deficiência intelectual. O intuito é a criação de um ambiente em que todos os estudantes se sintam seguros, valorizados e respeitados. A prática parte da necessidade de criação, manutenção e transformação do ato educativo para resultar em um ambiente mais positivo onde a equidade possa ser uma realidade possível de ser alcançada.

O acompanhamento ou atendimento individualizado do aluno com deficiência intelectual faz com que o discente receba a atenção necessária para trabalhar as suas dificuldades e desenvolver as habilidades identificadas na avaliação diagnóstica realizada. Sendo está um dos passos essenciais para a elaboração do plano de atendimento individualizado (PAI) do aluno. Ele é vivenciado no AEE (Atendimento Educacional Especializado) através de metodologias ativas como a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação como forma de envolver o aluno em atividades lúdicas.

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver memória, percepção;

  • Melhorar a atenção e foco;

  • Desenvolver o pensamento criativo;

  • Desenvolver o raciocínio lógico;

  • Promover a sociabilidade, empatia, autoimagem, autocuidado,autonomia, afetividade, cooperação;

  • Trabalhar a compreensão de ordens;

  • Estimular o relato de situações vivenciadas pelo aluno.

Estratégia / Desenvolvimento

Avaliação Pasta do aluno, Cronograma mensal com 1 ou 2 encontros semanais, por aluno, cada encontro

Elaboração de Plano de Desenvolvimento Individualizado com duração de 50 minutos em média, fazendo uso de jogos pedagógicos diversos (de associação, de pareamento, de sobreposição,da memória , de encaixe, sensoriais, de alinhavo, dentre outros), jogos digitais(internet), quadros de rotina, materiais recicláveis, papeis e lápis diversos, fantoches,etc.

 

Feedback

Aplicação do Plano durante o ano

Atualizações periódicas

Acompanhamento individualizado do aluno

Recursos necessários

Recursos como armários, mesas e assentos, jogos terapêuticos e pedagógicos como jogo da memória em MDF, jogos de encaixe em MDF ou plástico próprio, jogos de sequência lógica, fantoches, esquema corporal em MDF, numerais com pinos, loto numérica, quadro de rotinas em tecido ou outro material resistente com peças removíveis, alfabetos móveis, alfabeto de parede, material dourado. Quadro branco, esponja, lápis para quadro branco, EVA coloridos, tapete sensorial. E materiais confeccionados em papeis diversos como quebra-cabeça, cruzadinhas, caça-palavras e outros, lápis coloridos, de espessura e cores diferentes, cola, tesouras, réguas, papel A4, papeis dupla face, lápis pincel de diversas cores, livros paradidáticos, tablet, notebook e acesso à internet, impressora, TV SMART.

Autores

Luzia Arruda de Jesus Santos
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Observação do interesse do aluno e o seu desenvolvimento no dia a dia.

Resultados Esperados

A intervenção pedagógica possibilita que os estudantes desenvolvam habilidades pessoais importantes, como a autoestima, a autoconfiança e a resiliência, bem como habilidades de enfrentar desafios e superar as adversidades em relação as suas dificuldades de concentração, de raciocínio lógico, de memória e percepção. Ao longo do processo o aluno pode chegar a reconhecer seu nome e de familiares e pessoas próximas, contar e recontar histórias, elaborar soluções coerentes para problemas apresentados, realizar cálculos diversos,participar de dramatizações de histórias, relatar fatos, compor e decompor figuras, costruir cenários mentalmente, interpretar músicas, poesias e textoss diversos, apresentar escrita alfabética. Contudo, se leva em conta que o resultado é individual, singular.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *