, ,

Desenvolvendo a leitura e a escrita no ensino fundamental anos finais, a partir do estudo dos saberes populares e ancentrais afro-brasileiros

Despertar a conscientização na vida do aluno sobre as lutas, batalhas e conquistas da etnia negra. E assim tornar conhecida todas as influências que a sociedade brasileira recebeu além dos tempos, destacando toda a riqueza deixada pelos negros na cultura, culinária, dança, música, teatro, arte e todas as manifestações repassadas para nossas atuais gerações. 

 

 

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Objeto do Conhecimento

Cultura afro-descendente, contação de história

Tempo de duração: 02 semanas

Introdução

Por meio desde trabalho a EMEF Manoel Cândido Ferreira busca apresentar a cultura afro-brasileira para os alunos, como forte valorização das raízes que contribuíram para a formação da comunidade e toda sua história e que recebe em todos os seus contextos a influência da etnia negra. 

O projeto visa de maneira criativa e participativa envolver o discente com todos os seus talentos. Com o intuito de apresentar a cultura afro-descendente e buscar conhecer ainda mais a sua literatura que iremos percorrer por todo esse cenário despertando-os para a valorização de uma cultura que contribuiu para a formação histórica de nossa comunidade. 

Inserida em uma área próxima aos quilombos e trazendo assim muitos resquícios dessa cultura, é que procuramos demonstrar aos alunos a importância de conhecer, por meio da leitura e escrita, toda a história da etnia afro-descendente. 

Nesse plano as atividades serão desenvolvidas por meio de pesquisas, entrevistas com pessoas de origem afro, visita aos quilombos, apreciação de filmes e documentários com foco na temática e principalmente a leitura de livros de cunho afro. 

A biblioteca também será palco dessa apresentação onde o aluno irá buscar conhecer histórias e atitudes heróicas de grandes personagens da cultura africana. É importante ainda conhecer e debater nessa perspectiva as marcas deixadas pelo preconceito e pelo racismo, temas que ainda percorrem o cenário atual.  

O projeto também irá apresentar as marcas da luta e da batalha sempre percorrida pela etnia negra para combater a intolerância racial. 

 

Na perspectiva de informar e levar o conhecimento por meio das letras e das palavras que nesse projeto faremos uma abordagem minuciosa sobre a cultura afro-descendente e apresentar ao estudante a relevância de conhecer e viver essas tradições. 

Objetivos de aprendizagem

  • Apresentar danças culturais.

  • Estudar a influência da cultura afro no nosso vocabulário e na nossa culinária.

Estratégia / Desenvolvimento

O projeto será desenvolvido no período de duas semanas com abertura feita por uma mestra em cultura afro onde nos apresentará toda história e valorização dessa manifestação.  

A abordagem será feita com uma explanação da fundamentação teórica por meio de vídeos e documentários. O projeto fará também a exposição de toda história da abolição da escravidão no Brasil apresentado por uma linha do tempo.  

Teremos a construção de poemas e cordéis com foco na cultura da etnia negra. A continuidade das atividades se dará por meio de leitura e construções de imagens, músicas e danças. 

Diversas atividades serão desenvolvidas como a produção de textos opinativos, debates e roda de conversas sobre a situação étnica de nosso país. Ainda para fomentar o aprendizado, faremos a leitura de inúmeras literaturas de cunho afro-descendente e as mesmas será dramatizada por meio de peças teatrais. 

O projeto ainda irá desenvolver atividades como danças dos diversos estilos da cultura afros. Buscará por meio dessas atividades valorizar a cultura da etnia negra. 

 

Recursos necessários

Uso das Mídias sociais; 

Data show; Impressões; Celular; Xérox; Câmeras Músicas Vídeos; 

Instrumentos musicais 

 

Autores

Sônia Maria Serafim da Silva Anta
Anelita Antas Diniz
Juliana Maria Cavalcante dos Santos
Ver referências bibliográficas

Avaliação

A avaliação ocorrerá de maneira contínua e processual buscando sempre focar nos conhecimentos prévios do discente na temática discutida bem como no contexto de leitura e escrita. As atividades serão direcionadas de maneira teórica e prática. Os alunos buscarão 

interagir com o universo da leitura e da escrita permeando o cenário de toda cultura afro-descendente. 

Resultados Esperados

Os alunos buscaram interagir com o universo da leitura e da escrita permeando o cenário de toda cultura afro-descendente.

Os alunos puderam desenvolver por meio de vídeos, teatros, danças, músicas, produções textuais, confecção de maquetes, amostra em seminários, debate em rodas de conversas, desenvoltos, seguros e ciente de sua participação no projeto.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *