Proporcionar uma experiência de aprendizagem inclusiva e integrada para crianças de 4 a 5 anos, através da exploração dos cinco sentidos no Jardim Sensorial, promovendo o desenvolvimento integral conforme os direitos de aprendizagem e os campos de experiência definidos pela BNCC, incentivando a curiosidade,a interação social, a expressão emocional e o respeito às singularidades de cada criança.
1-Desenvolver a percepção sensorial: Explorar e identificar diferentes estímulos visuais, auditivos, olfativos, táteis e gustativos presentes no Jardim Sensorial. Reconhecer e nomear cores, sons, cheiros, texturas e sabores, ampliando o vocabulário e a capacidade de discriminação sensorial.
2.Estimular a curiosidade e a investigação: Participar de atividades de exploração e investigação, formulando hipóteses e fazendo descobertas sobre os elementos do jardim. Experimentar e manipular materiais diversos, observando suas características e propriedades.
3.Fomentar a interação social e a cooperação: Colaborar com os colegas em atividades de grupo, respeitando as diferenças e demonstrando atitudes de empatia e solidariedade. -Compartilhar descobertas e experiências sensoriais, enriquecendo o processo de aprendizagem coletivo. 4.Promover a expressão emocional e a criatividade: Expressar sentimentos e emoções despertados pelas experiências sensoriais, utilizando diferentes linguagens, como a verbal, a corporal e a artística. Criar e inventar histórias, desenhos e outros produtos artísticos inspirados nas sensações e descobertas do Jardim Sensorial.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Docente
Rede Municipal de Mucugê
Conhecimento, Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania
Ideia
Conviver; Explorar; Participar; Brincar; Conhecer-se; Expressar
O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas;
Tempo de duração: 1 mês
A educação infantil é um período crucial para o desenvolvimento integral das crianças, onde a exploração sensorial desempenha um papel fundamental na construção deconhecimentos e habilidades. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância dos direitos de aprendizagem e dos campos de experiência, que devem serincorporados demaneira inclusiva, respeitando as singularidades de cada criança. Nesse contexto, apresentamos a prática inclusiva “O Jardim Sensorial Inclusivo”, destinada a crianças de 4 a 5 anos. Esta atividade visa proporcionar uma experiência rica ediversificada, explorando os cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Ao promover a interação com diferentes estímulos sensoriais, buscamos desenvolver acuriosidade,a criatividade e o prazer de aprender, respeitando o ritmo e as necessidades individuais de cada criança. O Jardim Sensorial é estruturado para assegurar que todas as crianças, independentemente de suas habilidades e condições, possam participar ativamente. A proposta inclui atividades que permitem a exploração e a descoberta de forma lúdica e significativa, contribuindo para a formação de uma base sólida deconhecimentos e experiências. Integrando os campos de experiência definidos pela BNCC, como “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos” e “Espaços, tempos, quantidades, relações etransformações”, esta prática oferece um ambiente inclusivo onde cada criança pode desenvolver suas potencialidades de maneira integral. Ao estimular os sentidos, o Jardim Sensorial também favorece a interação social, a expressão emocional e o fortalecimento de vínculos, promovendo um aprendizado colaborativo e inclusivo
1.Experiência Sensorial: - Ter acesso a um ambiente rico em estímulos sensoriais, permitindo a exploração e a descoberta através dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.
2.Inclusão e Acessibilidade: - Participar de atividades que considerem e respeitem as diversas habilidades e necessidades individuais, garantindo que todas as crianças possam se envolver e aprender de forma significativa.
3.Aprendizado Lúdico e Significativo: - Aprender através de experiências lúdicas e interativas, que estimulem a curiosidade e o prazer em descobrir o mundo ao seu redor. 4.Interação Social e Cooperação: - Desenvolver habilidades sociais e emocionais ao interagir com os colegas, promovendo atitudes de empatia, cooperação e respeito às diferenças.
Fase1: Planejamento e Preparação (Semana 1)
1.Mapeamento do Espaço – Identificar e preparar uma área segura e acessível para a criação do Jardim Sensorial. – Delimitar zonas específicas para cada sentido (visão, audição, olfato, tato e paladar).
2.Materiais Necessários – Visão:Plantas coloridas, objetos brilhantes, painéis com cores diversas, lanternas. – Audição:Sinos de vento, confecção de cataventos pelas crianças, instrumentos musicais simples (maracas, tambores), gravadores de sons naturais (água, pássaros). – Olfato:Ervas aromáticas (hortelã, manjericão), flores perfumadas, especiarias (canela, cravo, noz-moscada, umburana). – Tato:Diferentes texturas (tecidos, areia, folhas, pedras lisas e ásperas). – Paladar:Frutas, vegetais, ervas comestíveis, degustação de chás.
3.Inclusão e Acessibilidade – Garantir que todas as áreas sejam acessíveis para crianças com mobilidade reduzida. – Adaptar atividades sensoriais para incluir crianças com deficiências visuais ou auditivas.
– Fase 2: Introduçãoe Exploração Inicial (Semana 2)
1.Introdução ao Jardim Sensorial – Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o que é um jardim e sobre os cinco sentidos. – Apresentar o conceito do Jardim Sensorial às crianças, explicando a importância dos cinco sentidos – Realizar um tour inicial pelo jardim, destacando os diferentes espaços e seus objetivos.
2.Atividades Sensoriais Diárias – Visão:Observar e descrever cores e formas das plantas e objetos. Jogos de adivinhação com lanternas. – Audição:Identificar sons diferentes (sinos, instrumentos, sons da natureza). Jogos de imitação de sons. – Olfato:Cheirar ervas e flores, associando os aromas aos seus nomes. Jogos de memória olfativa. – Tato:Explorar texturas com olhos vendados, descrevendo as sensações. Jogos de pareamento de texturas. – Paladar: Degustar frutas e vegetais, descrevendo sabores. Preparar pequenas receitas com as crianças.
– Fase 3: Aprofundamento e Interação(Semana 3)
1.Exploração Sensorial Guiada – Organizarsessões guiadas para cada sentido, aprofundando a exploração e o aprendizado. – Visão:Criar obras de arte inspiradas nas cores e formas observadas. – Audição:Compor músicas simples ou histórias sonoras com os instrumentos disponíveis. – Olfato:Preparar saquinhos de cheiro ou perfumes naturais com as crianças. – Tato:Construir colagens e esculturas usando materiais de diferentes texturas. – Paladar:Realizar pequenas oficinas culinárias, experimentando novos sabores e combinações. 2.Atividades de Integração Sensitiva
– Planejar atividades que integrem vários sentidos ao mesmo tempo, como jardinagem (visão, tato, olfato) ou preparo de saladas (paladar, olfato, tato).
Fase 4: Reflexão e Compartilhamento (Semana 4)
1.Reflexão sobre as Experiências – Incentivar as crianças a refletirem sobre suas experiências no Jardim Sensorial, discutindo suas descobertas e sentimentos. – Utilizar diferentes linguagens (desenho, dramatização, relatos verbais) para expressar suas vivências.
2.Compartilhamento e Socialização – Organizar uma exposição aberta às famílias e à comunidade escolar, onde as crianças possam mostrar seus trabalhos e descobertas. – Realizar apresentações das músicas, histórias e receitas criadas pelas crianças ao longo do mês.
3.Avaliação e Encerramento – Avaliar o desenvolvimento das crianças em termos de habilidades sensoriais, sociais e emocionais.
– Recolher feedback das crianças e das famílias sobre a experiência. – Planejar possíveis ajustes para futuras atividades sensoriais, visando sempre a inclusão e o desenvolvimento integral.Materiais Necessários – Plantas e flores de diferentes cores e aromas. – Caixas de som com bluetooth , TV smart e celulares; – Ervas aromáticas e especiarias. – Materiais de diferentes texturas (tecidos, areia, folhas, pedras). – Construção do livro de texturas; – Frutas,vegetais e ervas comestíveis. – Ferramentas para jardinagem (regadores, pás, luvas).
– Materiais para artesanato (papel, tintas, colas, tesouras). Equipamentos de acessibilidade (rampas, corrimãos, pisos táteis)
Plantas e flores de diferentes cores e aromas. Caixas de som com bluetooth , TV smart e celulares; Ervas aromáticas e especiarias. Materiais de diferentes texturas (tecidos, areia, folhas, pedras). Construção do livro de texturas; Frutas, vegetais e ervas comestíveis. Ferramentas para jardinagem (regadores, pás, luvas). Materiais para artesanato (papel, tintas, colas, tesouras).
Equipamentos de acessibilidade (rampas, corrimãos, pisos táteis).
1. Desenvolvimento Integral das Habilidades Sensoriais e Cognitivas - As crianças terão aprimorado suas habilidades sensoriais, sendo capazes de identificar, descrever e diferenciar estímulos visuais, auditivos, olfativos, táteis e gustativos. Este desenvolvimento contribuirá para a ampliação do vocabulário, da capacidade deobservação e da percepção crítica, fundamentais parao aprendizado contínuo.
2. Fortalecimento da Interação Social e da Inclusão - As crianças terão desenvolvido competências sociais e emocionais, como empatia, cooperação e respeito às diferenças. Através das atividades colaborativas e inclusivas no Jardim Sensorial, as crianças aprenderão a trabalhar em grupo, valorizar a diversidade econtribuir para um ambiente harmonioso e acolhedor.
3. Promoção da Autonomia e do Protagonismo Infantil -As crianças terão demonstrado maior autonomia e protagonismo em suas atividades diárias, tomando iniciativas, fazendo escolhas e assumindo responsabilidades. A experiência noJardim Sensorial incentivará a confiança em suas capacidades
Avaliar a eficácia e o impacto da prática pedagógica “Jardim Sensorial Inclusivo” nodesenvolvimento integral das crianças, considerando a exploração dos cinco sentidos e os princípios de inclusão definidos pela BNCC.
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