, ,

Fábula: “Fabulando: Construindo Sabedorias através das Fábulas”

É transmitir ensinamentos morais e éticos de maneira simples e acessível, através de narrativas curtas, como os personagens animais que falam e se comportam como seres humanos, a fábulas ilustram lições sobre comportamentos, virtudes e valores humanos.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Dário José de Novais

Prática de Linguagem

Leitura e compreensão de texto; Produção de textual; Pensamento crítico e reflexivo; Expressão oral e comunicação.

Objeto do Conhecimento

Elementos estruturais da fábula; Moral e valores; Caracterização dos personagens; Produção e reescrita de textos.

Tempo de duração: Foi realizada no I Trimestre , utilizando 6 aulas , sendo 2 aula por semana

Introdução

A turma é composta por adolecentes de faixa etária 13 a 15 anos, cursando o 8º ano do Ensino Fundamental II,são alunos curiosos, com uma imaginação fértil e uma crescente capacidade de compreensão de valores morais e sociais, alguns alunos apresentam dificuldades na leitura e interpretação de textos, enquanto outros se destacam pela facilidade em absorver e aplicar novos conhecimento.

A escola está localizada em uma comunidade pequena na zona rural, que fica a 64 km da sede, muitas crianças têm contato direto com a natureza , o ambiente comunitário valoriza histórias e tradições locais.

A escola é de porte pequeno, mas tem uma boa infraestrutura, o corpo docente é comprometido, buscando sempre adaptar o conteúdo ás necessidades e realidade dos alunos, a escola valoriza o ensino de valores éticos e morais, buscando formar cidadãos consciente e críticos.

Dada a realidade da turma, trabalhar género fábula é particulamente relevantes, as fabulas são narrativas curtas e acessíveis, que utilizam personagens animais para transmitir lições de forma lúdica e envolvente. São alunos que estão em uma fase que o pensamento abstrato está em desenvolvimento, as fábulas, com suas lições morais, incentivam a reflexão sobre comportamentos, escolhas e consequências, estimulando o raciocínio crítico.

As fábulas trazem lições de vida que abordam valores como honestidade, respeito, solidariedade e justiça. Para adolescentes, que estão em plena formação de de identidade e caráter, essas narrativas podem ser uma forma de discutir e internalizar valores éticos.

As fábulas muitas vezes refletem questões sociais, políticas e comportamentais que podem ser analisadas em sala de aula., pois trabalhando fábulas os alunos começam a interessar pelas questões sociais, podendo beneficiar dessas discussões para entender melhor o mundo ao seu redor.

A atividade da fábula envolveu a leitura, análise e interpretação da mesma para que os alunos identificassem a moral da história e compreendessem os elementos narrativos e refletissem sobre os ensinamentos presente no gênero fábula.

Objetivos de aprendizagem

  • - Identificar os elementos essenciais da narrativa como personagens, cenários, coflitos e resolução;

  • - Analisar o comportamento dos personagens e as consequências de suas ações;

  • - Escrever resumes e análise das fábulas lidas;

  • - Discutir e refletir sobre valores e ensinamentos apresentados nas fábulas;

Estratégia / Desenvolvimento

1ª Aula: Explique para os alunos o que fábula é uma narrativa curta, geralmente com personagens animais que tem características humanas, usada para transmitir uma lição moral ou um ensinamento;

2ª Aula: Discutimos sobre quais características comuns e como aparece a presença dos animais e objetos personificados;

3ª Aula: Levar para a sala de aula algumas fábulas clássicas conhecidas, e distribuir para os alunos lerem;

4ª Aula: Conversei com os alunos depois que foi feita as leituras das fábulas, que iria dividi-los em dupla para que cada dupla escolhesse sua fábula;

5ª Aula: Cada dupla escolheu sua fábula para rescrever e depois fazer a correção da reescrita, fazer a ilustração;

6ª Aula: Finalmente cada dupla iria apresentar sua fábula para os colegas da sala, lendo sua fábula em voz alta.

Recursos necessários

 

*Folha de sufilte;

*Data Show;

*Canetinhas coloridas;

*Lápis de cor;

*Grafite;

*Borracha.

Autores

Noelha Rejane Santos Novais
Professora
Conceição Aparecida Soares Azevedo
Coordenadora Pedagógica
Valdelice da Silva Chagas Costa
Coordenadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Os alunos foram avaliados através da perguntas orais e escritas, como também a participação e colaboração durante a realização das atividades referente a fábula. 

Resultados Esperados

Com essa atividade os alunos aprenderam a identificar os elementos estruturais das fábula como personagens, enredo, moral, da história;

Souberam analisar as características dos personagens como uso de animais com características humanas;

Refletiram sobre os valores e ensinamentos transmitidos por meio da histórias.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *