, ,

Uma linda gaivota a voar no céu

Proporcionar aos bebês uma experiência sensorial e motora, estimulando a observação, exploração e interação com os elementos visuais de pássaros.

Ver mais +

Público-alvo

Educação integral

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

CMEI GUIOMAR ALVES DE LIMA

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Objeto do Conhecimento

Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa; Interagir com crianças da mesma faixa etária, crianças de idades diferentes e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Campos de Experiência

O eu, o outro e nós.

Tempo de duração: Atividade realizada em 2 dias. Com a duração de 1h30min.

Introdução

A música é uma linguagem universal que toca o coração de todos, independentemente da idade. Para os bebês, a música não é apenas uma forma de entretenimento, mas também uma poderosa ferramenta de aprendizado e desenvolvimento. Inspirados pela encantadora canção “Aquarela” de Toquinho, decidimos explorar o trecho que fala sobre “Uma linda gaivota a voar no céu”. Essa escolha não foi consultada; a imagem da gaivota simboliza liberdade e imaginação, elementos essenciais na formação do mundo sensorial dos pequenos. Ao trabalhar essa música, buscamos não apenas apresentar sons e ritmos, mas também criar um espaço onde os bebês possam sonhar e se expressar.

O primeiro passo para essa prática foi criar um ambiente acolhedor e estimulante. Ao tocar “Aquarela”, os bebês foram convidados a se mover l
ivremente, permitindo que a música os envolvesse. O trecho sobre a gaivota foi destacado com gestos que imitam o voo, despertando a curiosidade dos pequenos e incentivando-os a participar ativamente. Essa interação não só promoveu o desenvolvimento motor, mas também ajudou a estabelecer uma conexão emocional com a música.
Em seguida, levamos a atividade para o campo da arte. Com tintas e papéis à disposição, os bebês puderam expressar sua criatividade ao colar algodões para representar o céu, o sol de amarelo e as gaivotas foram recortadas para os mesmos observarem o movimento das mesmas também. Mostramos as representações de pássaros e gaivotas, enriquecendo sua experiência sensorial. Essa atividade proporcionou um momento de descoberta e alegria, onde cada traço era uma nova história sendo contada.
As imagens coloridas capturaram a atenção dos bebês, que foram incentivados tocar e sentir o que viam. Essa interação não apenas estimulou sua imaginação, mas o movimento do corpo.

Ao final dessa prática, os bebês não apenas ouviram uma linda canção; eles voaram com as gaivotas em suas imaginações, pintaram seus próprios céus. A música de Toquinho se tornou um fio condutor para experiências ricas e significativas mesmo ele sendo pequeninos. Além do que chamou a atenção dos mesmos ao ouvirem, tocarem e se movimentarem.

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver a coordenação motora, percepção visual e curiosidade dos bebês através da interação com objetos suspensos, representando pássaros em movimento.

Estratégia / Desenvolvimento

1. Canto e Movimento
Atividade:
Inicie uma atividade tocando a música “Aquarela” em um aparelho de som ou celular.
Convide os bebês a se movimentarem livremente ao som da música, incentivando-os a dançar, balançar os braços e as pernas.
Ao chegar no trecho “Uma linda gaivota a voar no céu”, faça gestos que imitam o voo da gaivota, como abrir os braços e girar suavemente.

2. Arte com Tinta
Objetivo: Desenvolver a expressão artística e sensorial.
Prepare uma folha de papel e tintas.
Após ouvir a música, incentive os bebês a usarem as mãos ou pincéis para criar uma pintura que represente o céu e o sol e as nuvens.
Fale sobre as cores e formas enquanto eles pintam, relacionando com o trecho da música.

3. Mostre as imagens das gaivotas e pássaros diversos para os bebês enquanto canta o trecho correspondente.
Pergunte aos bebês o que eles veem nas imagens, incentivando-os a descrever (mesmo que seja com balbúcios) e interagir com as ilustrações.
Essas atividades não apenas apresentam os bebês ao mundo musical de Toquinho, mas também estimulam suas habilidades motoras, sensoriais e criativas de forma divertida e educativa.

Recursos necessários

Cópias de desenhos de gaivotas ou pássaros diversos;
Fitas;
Cordões;
Tintas;
pinceis;
Bambolês;
Berços;
Aparelhos de som;
Tesoura e fita adesiva

Autores

SÍLVIA MARIA ARISTEDES SILVA LIRA
COORDENADORA ESCOLAR
SUELLEN ROBERTA SANTO
AUXILIAR DE EDUCAÇÃO
JOSEANE MARGARIDA DA SILVA
AUXILIAR DE EDUCAÇÃO
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

- Estimulação sensorial e motora.

- Curiosidade e interação com o ambiente.

Avaliação

A avaliação dos bebês nessa atividade será feita por meio da observação contínua, registrando o interesse, a curiosidade e as reações durante a interação com os pássaros suspensos. Serão avaliados o desenvolvimento da coordenação motora, a capacidade de tentar alcançar os objetos e a atenção visual. Além disso, será observada a participação ativa dos bebês, como movimentos de exploração e expressões de curiosidade diante dos estímulos oferecidos.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *