, , , ,

Termometro das Emoções

Saber identificar expressões e sentimentos em si e no outro, compreendendo suas emoções.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Centro Municipal de Educação Infantil Tia Clarice

Direitos de Aprendizagem

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer- se.

Objeto do Conhecimento

As emoções com si e com o outro.

Campos de Experiência

O Eu, o Outro e o Nós.

Tempo de duração: 3 aulas

Introdução

O desenvolvimento sócio emocional é uma das habilidades que precisam ser trabalhadas desde a infância. O reconhecimento das emoções nos ajuda a desenvolver uma competência emocional fundamental para o convívio em sociedade: a inteligência emocional. Tendo em vista isto, desenvolvemos essa vivência em sala para facilitar a prática de expressar as emoções.

Objetivos de aprendizagem

  • Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos favorecendo a autonomia e liberdade de expressão.

  • Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas tem diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar, e agir.

Estratégia / Desenvolvimento

1º – ETAPA – Retirar da caixa surpresa emojis representando diversas emoções e deixar expostos no quadro. Ao ir retirando, perguntar às crianças se elas sabem o que cada emoji representa. Ao ouvir as respostas, iniciar uma roda de conversa sobre as situações do nosso dia a dia em que podemos sentir cada emoção. Aqui podemos ainda direcionar a conversa para refletirmos como nos sentimos quando queremos falar e o colega atrapalha.
Recursos: – Caixa surpresa, emojis, fita adesiva, quadro

2 º ETAPA – Esse momento, mostraremos imagens que retratam algumas situações que são comuns no dia a dia, como a partilha de brinquedos, a partilha de lanches, quando o colega empurra, quando o amigo não quer brincar conosco, quando tocamos em algo pegajoso. A partir das expressões das crianças em cada imagem, as crianças dirão o que acham que essas crianças estão sentindo e conversaremos sobre que outras emoções caberiam naquele momento.
Recursos: – Imagens impressas

3º ETAPA – Vendo que as crianças se familiarizaram com o nome de cada emoção, colocamos um pequeno vídeo do filme (Divertidamente) e logo após, faremos uma roda de conversa sobre as emoções vivenciadas pela personagem.
Recursos: – Televisão

4º ETAPA – Para concretizar ainda mais os conceitos sobre cada emoção, usaremos um cubo com figuras de emojis em cada face. Chamaremos uma criança por vez para jogar o dado e fazer uma m´mica do emoji sorteado. Durante a brincadeira, retomaremos possiveis situações em que podemos sentir cada emoção. No final da brincadeira, disponibilizamos alguns emojis para a parceria entre família/ escola, teremos a atividade com o livro Território da Leitura, páginas 17 e 19.
Recursos: – Cubo das emoções, imagens de emojis, lápis de colorir, livro território da leitura

5º ETAPA – Diaponibilizamos alguns brinquedos para que as crianças possam compartilhar e interagir, observando suas ações e se, de alguma forma, retomam o que foi estudado.
Recursos: – Brinquedos diversos

 

Recursos necessários

Cubo das emoções,
espelho,
pen drive,
caixa de som,
televisor,
lápis de cor,
giz de cera,
impressões,
livro Território da Leitura,
arquivo digital do filme DIVERTIDAMENTE 2

Autores

Magda Maria de Souza Fonseca
Coordenadora Pedagógica
Ana Paula Bezerra Carneiro
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Os resultados foram satisfátorio, as crianças começaram a expressar seus sentimentos de forma espontânea.

As crianças já não se intimidavam em falar do que estavam sentindo quando questionados.

Avaliação

Por meio de registros fotográficos, observação e anotações.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *