, ,

Gelatina divertida

Proporcionar às crianças a oportunidade de explorar de forma lúdica, descobrir e experimentar sensações como consistência e temperatura.
Trabalhar a coordenação através da gelatina.

Ver mais +

Público-alvo

Bebês (zero a 1ano e 6 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Cmei Professora Nerine Francisca de Carvalho

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar.

Objeto do Conhecimento

Sexto sentido, Sistema nervoso central

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Tempo de duração: 2 aulas - duração de 30 minutos cada aula

Introdução

Preparar um ambiente acolhedor e estimulante é fundamental para o desenvolvimento social e emocional dos bebês. Então pensando nisso procuramos atividades que envolvam diferentes texturas, estimulando os sentidos.
Dessa vez, vamos usar a gelatina para explorar e estimular a capacidade de expressão, autonomia e o conhecimento do mundo dos bebês, se descobrindo de forma lúdica e tendo o seu desenvolvimento integral por meio das sensações

Objetivos de aprendizagem

  • Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios em diferentes contextos;

  • Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais valorizando a criatividade das crianças;

  • Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho), através da manipulação do material concreto;

Estratégia / Desenvolvimento

1 Aula-
Preparar a gelatina um dia antes numa bacia. Depois dividir várias porções da gelatina em pratos e potes. Em seguida organizar um espaço com tnt no chão. Espalhar os pratos e os potes com a gelatina, pelo espaço, deixando-os próximos a fim de promover a interação entre os pares durante a proposta. Colocar próximo dos pratos e potes com gelatina, colheres, peneiras e potes vazios.
Deixar o espaço bem planejado, para acolher as crianças com materiais que influenciem pista de exploração e deem possibilidades de criar e reinventar.
Convidar todas as crianças para o espaço organizado. Permitindo que as escolhas sejam livres e espontâneas. Após as primeiras escolhas das crianças, iniciar sua documentação pedagógica com registro escritos, vídeos e fotografias.

 

2 Aula-
Preparar a gelatina um dia antes. Quando a gelatina estiver pronta, colocar porções em vários potes. Em seguida acrescente junto da gelatina brinquedos pequenos. Higienizar os brinquedos antes de colocar nos potes. Levar a geladeira para endurecer. Depois desenformar em pratos.
Organizar um espaço com tnt. Espalhar os pratos com a gelatina. Criar um ambiente de aprendizagem e materialidade incluindo colheres e potes ao redor dos pratos.
Chamar todas as crianças para o espaço organizado. Permita que as crianças explorem a brincadeira livremente.

Recursos necessários

8 gelatinas sabor morango, Pratos, Potes, Colheres, Peneiras, Tnt, Brinquedos pequenos

Autores

Catalina Soraia Macêdo Zeferino
Coordenadora
Severina Noelma de Arruda
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Descobrir sensações diferentes, possibilitando as misturas das materialidades.

Interagir com os seus pares.

Desenvolver suas habilidades cognitivas, emocionais e motoras.

Aprimorar a percepção do tato.

Avaliação

Por meio de registros escritos e fotográficos

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *