, ,

EMOÇÕES QUE HABITAM EM MIM – CONHECENDO E NOMEANDO.

Favorecer as crianças a possibilidade do autoconhecimento a partir dos seus conteúdos afetivos.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria do Carmo Queiroz Cabral.

Direitos de Aprendizagem

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se, conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas em sua dinâmica prática de sala de aula.

Campos de Experiência

1. O eu, o outro e o nós 2. Corpo, gestos e movimentos 3. Traços, sons, cores e formas 4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

Tempo de duração: 8 Aulas - outubro e novembro. Cada aula com o tempo de 50 minutos.

Introdução

O presente trabalho apresenta como percebemos a importância da educação emocional como parte do
processo de desenvolvimento integral que almejamos para nossas crianças. A possibilidade de se perceber e perceber o mundo que nos cerca através de uma dimensão plurissensorial nos motivou a pensar as atividades lúdicas que favoreçam as crianças uma comunicação clara e pautada em suas emoções.
O desenvolvimento emocional na Primeira Infância é importante na constituição da criança enquanto sujeito potente, ao trabalharmos na escola também os aspectos emocionais proporcionamos às crianças a
possibilidade de uma melhor administração da frustração, auto estima, autoconfiança o que lhe proporcio-
nará maiores possibilidades de crescer em um espaço favorecido de possibilidades para um desenvolvi-
mento respeitoso e afetuoso.

Objetivos de aprendizagem

  • Possibilitar que as crianças possam nomear suas emoções, estabelecer uma relação positiva consigo e com o outro, uma melhor administração das emoções conflitivas.

Estratégia / Desenvolvimento

Aula 1 Apresentação do livro: O MONSTRO DAS CORES
Em nosso primeiro momento apresentar às crianças o livro “O MONSTRO DAS CORES” (Anna Llenas) e realizar a contação da história.
Roda de conversa, estimular que as crianças falem de suas emoções e em que contextos geralmente conseguem sentir a emoção que nos apresentam.
Após esse momento solicitar que as crianças escolham uma cor para emoção que apresentaram no círculo e juntos realizem o carimbo da mão em um cartaz coletivo.
“Conhecendo minhas Emoções”.

Aula 2 Explorando as emoções: ALEGRIA
Passada uma semana do nosso primeiro encontro o convite será para que resgatemos a história lida e que as crianças possam falar livremente do Monstro das Emoções.
Após esse momento disponibilizar para as crianças espaço e músicas para que possam explorar a alegria por meio de movimentos corporais. Explorar o riso e gargalhada como sendo parte do processo de alegria. Em seguida solicitar que as crianças escolham uma cor para expressar a experiência vivida, solicitar que as crianças desenhem livremente em um cartaz coletivo.

Aula 3 Explorando as emoções: TRISTEZA
O encontro será regido pelo viés de observações de imagens de crianças tristes. Questionar o grupo qual a emoção que identificam nas imagens, perguntar a cada criança os que a deixa tristes em seguida solicitar ao grupo que ajudem nas possíveis resoluções para os momentos narrados pelas crianças.

Aula 4 Explorando as emoções: RAIVA
Iniciaremos nosso encontro com uma roda de conversa para juntos pensarmos situações que podem nos deixar com raiva, após a partilha com as crianças pensar junto com elas o que poderemos fazer para nos organizarmos em meio a raiva, oportunizar que as crianças expressem com o corpo movimentos intensos para seguirem o fluxo da raiva (pulos, gritos, correr) Após a experiências convidá-las a narrar como se sentiram, ajudar o grupo a se regular por meio de música relaxante e momento de repouso.

Aula 5 Explorando as emoções: MEDO
Durante nosso círculo de ideias iremos conceituar coletivamente o MEDO, deixar que as crianças possam expressar o que as deixam com medo, exercitar junto com o grupo os movimentos faciais para que possamos identificar a emoção trabalhada bem como as que trabalhamos anteriormente- Usar o espelho para que as crianças possam se ver ao mobilizar os músculos faciais, após esse exercício, sugerir que o grupo realize o registro gráfico do que sentem medo, após a atividade solicitar que o grupo apresente os desenhos e juntos abordar com o grupo o cuidados que devemos ter quando algo apresenta risco e nos deixa com medo, bem como o conceito de coragem e como podemos enfrentar nossos medos.

Aula 6 Explorando as emoções: NOJO
Em nosso encontro referente ao nojo iremos iniciar com uma roda de conversa, perguntar se lembram da cor do monstro quando ele sente nojo e qual a cor eles escolhem para representar o nojo, em seguida deixaremos espaço para que as crianças possam criar e manusear texturas como massinha de modelar para apresentar o que as deixa com nojo, após esse momento, construir espaço para exposição dos pequenos que serão convidados a observar as obras de seus pares. Terminaremos esse momento com uma roda de conversa para juntos pensarmos a função do nojo em nossa vida.

Aula 7 Construção do EMOCIONÔMETRO
Em nosso penúltimo encontro iremos construir com as crianças nosso EMOCIONÔMETRO para que o exercício de identificação e nomeação das emoções se torne rotina em nossa sala de aula, dessa forma as crianças poderão desenvolver o autocuidado e empatia durante nossas aulas. Após a construção a professora convidará o grupo para que possam utilizar a ferramenta e falar como se sentem.

Aula 8 SEMINÁRIO CONHEÇO MINHAS EMOÇÕES
Em nosso último encontro faremos com as crianças um momento de partilha com as demais turmas da creche. Solicitar que as crianças apresentem as emoções explorando o conceito e suas possíveis elaborações com o grupo. Utilizaremos o corredor do nosso CMEI.

Recursos necessários

– Papel;
– Lápis de cor;
– Músicas,
– Vídeos;
– Espelho;
– Livros paradidáticos.

Autores

Andréa Michele Gomes da Silva
Coordenadora Pedagógica
Elayne Cristina Pinheiro Florência da Silva
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

- Identificar e nomear as emoções;

- Estabelecer uma melhor relação com seus pares;

- Relacionar-se com maior segurança e autenticidade;

Avaliação

Nosso processo avaliativo será contínuo e processual, estaremos ao longo dos encontros e posteriormente observando as crianças em suas relações e mediando possíveis

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *